Professor da UEA é colaborador no projeto impactos do desmatamento na Amazônia

O projeto denominado Cidar tem parceria com universidades do Brasil e do Reino Unido

O Prof. Dr. José Augusto Paixão Veiga, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do curso de bacharelado em Meteorologia, atuará como pesquisador no projeto Cidar (Convective-Scale Impacts of Deforestation on Amazonian Rainfall), que visa quantificar e avaliar o impacto do desflorestamento no padrão de chuvas da Amazônia. O estudo é uma parceria científica entre o Reino Unido (Met Office Hadley Centre/Manchester University) e Brasil (UEA, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade de Taubaté-SP).

Sobre a importância do projeto, o professor José Augusto destaca que, devido à alta demanda de poder computacional, a grande maioria dos modelos globais não realiza simulações numéricas que permitem uma avaliação do impacto do desflorestamento nas chuvas em escalas espaciais com altíssima resolução, por exemplo com 4 quilômetros de extensão horizontal.

“Já temos um bom conhecimento a respeito dos impactos do desmatamento no clima da Amazônia com o uso de modelos globais. Porém, esse conhecimento é limitado à escala espacial utilizada anteriormente. Porém, muito ainda há de ser explorado com modelagem utilizando simulações mais refinadas com modelos globais, como é o objetivo do projeto Cidar”, explica o professor.

Sobre o Workshop Cidar

O workshop Cidar irá ocorrer de forma virtual no dia 08/06, quarta-feira, a partir das 9h. Este, tem como objetivo divulgar o projeto Cidar para as instituições tomadoras de decisão da região Amazônica, assim como coletar feedbacks dessas instituições para elevar o uso de evidências científicas nas tomadas de decisão e identificar barreiras e estratégias de uso dessas informações em suas equipes.