Meio Ambiente e Natureza: Laboratório HUB/UEA realiza plantio de mudas frutíferas

Evento ocorreu no bosque da EST e teve como objetivo promover a união entre a tecnologia e o meio ambiente

O Laboratório HUB de Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou, no dia 10/06, o evento “Meio Ambiente e Natureza”, no bosque da Escola Superior de Tecnologia (EST), onde ocorreu o plantio de mudas frutíferas. Estiveram presentes a diretora da EST/UEA, professora Ingrid Gadelha; o diretor geral do HUB, professor André Printes; a professora Carla Calheiros; professora Valdete Araújo e professora Joelma Carvalho, além de alunos desenvolvedores e coordenadores de projetos de pesquisa. Também foram entregues certificados e placas para quem participou da ação.

O professor e coordenador da HUB, André Printes, conseguiu 15 mudas de cacau, que na ocasião foram plantadas pelos convidados em pontos estratégicos do bosque EST/UEA. Além disso, o evento teve como objetivo celebrar a semana do meio ambiente e apresentar os projetos ambientais desenvolvidos pelo Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE).

“Essa é uma ação que reafirma nosso comprometimento com a sustentabilidade. Por meio do uso de ferramentas tecnológicas, podemos criar métodos e alternativas eficazes em prol do meio ambiente e da sociedade. Buscamos contribuir para que o futuro nos reserve sempre uma boa morada”, ressalta o professor André Printes.

Sobre os projetos ambientais

O LSE, sob a coordenação do professor Raimundo Cláudio Gomes, conta com o maior número de desenvolvedores e é responsável por grande parte do fluxo de trabalho relacionado ao desenvolvimento de tecnologias críticas, projetos de hardware, software, inteligência artificial, além da criação, validação e implementação de soluções efetivas para as dores do mercado de tecnologia.

Nesse laboratório foi desenvolvido o aplicativo “UEA Green Metrics”. Sistema que se baseia nos critérios internacionais do Ranking da Universitas Indonesia (UI Green Metrics), que desde o ano de 2010 coleta dados sobre sustentabilidade em universidades ao redor do globo. A UEA está presente nesse ranking e a proposta do app é concentrar essas informações e nortear ações de sustentabilidade a fim de melhorar a pontuação da UEA em nível mundial.

App Sou Eco – TEC/AM

Desenvolvido pela equipe de software do LSE, o aplicativo “Sou Eco” atende a uma demanda do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), que busca disponibilizar ao cidadão uma ferramenta de denúncias de crimes ambientais e/ou aos animais. O sistema permite que o cidadão descreva a ocorrência, inclua fotos e disponibilize a localização do problema.

“PCD Yara”

Atualmente em desenvolvimento com o colegiado do ProfÁgua / UEA de Parintins – AM, o PCD Yara consiste em um sistema automatizado que conta com sensores embarcados em um dispositivo submerso nas águas do rio Amazonas, na orla da cidade de Parintins.

O objetivo do dispositivo é mensurar os parâmetros qualitativos da água e transmiti-los em tempo real, via comunicação remota, até uma estação base localizada dentro do laboratório do ProfÁgua, na sede da universidade.

Por meio desse acompanhamento, será possível aprimorar a avaliação dos dados, criar alertas com mais assertividade e até mesmo aprimorar a previsão de eventos climáticos/hídricos na maior bacia hidrográfica do mundo.

Fotos: Caroline Souza/ASCOM UEA

EditalEditalEdital