Fique por Dentro: O que todo calouro da UEA precisa saber?

Acesse a cartilha no link da matéria.

É uma honra poder contar com você que agora é aluno (a) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a maior universidade multicampi do País. Para lhe auxiliar no início da sua vida acadêmica, deixamos algumas dicas para você no “Fique por dentro da UEA”. Até porque, a partir de agora, Somos +UEA.

1 – CARTEIRA ESTUDANTIL

Todo estudante tem direito à meia-passagem. Com a comprovação de matrícula institucional e em disciplinas, acesse o site www.sinetram.com.br e clique em “Cadastro e Recadastro Estudantil” para efetuar seu cadastro.

2 – BIBLIOTECAS

Para ter acesso aos serviços da biblioteca, o usuário precisa se cadastrar, na primeira semana de aulas, no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), criar login e senha. Isso na primeira semana de aula.

Nos municípios que não têm autoatendimento é necessária a apresentação da carteira da UEA no balcão de atendimento para a realização dos serviços acima citados.

No período letivo, as bibliotecas funcionam das 8h às 20h, de segunda a sexta.

3 – RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

O calouro já pode usar o RU na primeira semana. Basta procurar o caixa do RU com documento original com foto e a declaração de matrícula.

O RU oferece café, almoço e lanche em todas unidades, de segunda a sexta-feira. Na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) também oferece café e almoço aos sábados. Nas unidades da Escola Normal Superior (ENS) e Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) o funcionamento nos dias de sábado para o café da manhã começará a partir do dia 02/07.

4 – CALENDÁRIO ACADÊMICO

O período letivo 2022/1 inicia no dia 27 de junho e terá 100 dias letivos. É necessário que o aluno fique atento aos prazos para não perder as oportunidades de organizar sua vida acadêmica.

5 – ACADÊMICO ON-LINE

Conheça o Acadêmico On-Line, sistema onde a UEA disponibiliza vários serviços, além de o aluno poder realizar a matrícula semestral em disciplinas, conforme os prazos do Calendário Acadêmico (https://calendario.uea.edu.br/).

6 – CARTEIRA DA UEA

De posse de sua senha e login institucional, o calouro (a) deve acessar a página https://carteira1.uea.edu.br/index.php?dest=mcart e realizar o pré-cadastro.

7 – CANAIS OFICIAIS DE COMUNICAÇÃO

O aluno pode consultar as ações da iUEA no site www.uea.edu.br/ e nas redes sociais: Facebook (UEAmazonas) e Instagram (@ueaoficial) e Twitter (@ueamazonas).

8 – UNIDADES NA CAPITAL

Em Manaus, a UEA conta com seis unidades: Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Escola Normal Superior (ENS), Escola De Direito (ED), Escola Superior de Artes Turismo (Esat) e a Escola Superior de Tecnologia (EST).

9 – INTERIOR

No interior, a UEA tem seis centros e 15 núcleos.

Os centros ficam em Tabatinga, Tefé, Parintins, Itacoatiara, Lábrea e São Gabriel da Cachoeira.

Os núcleos estão em Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Humaitá, Ipixuna, Manacapuru, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá e São Sebastião do Uatumã.

EditalEdital