Exposição arqueológica sobre ancestralidade dos povos indígenas é realizada no CESSGC/UEA

A exposição ocorreu na segunda-feira (11/07) no auditório do CESSGC/UEA

O Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira da Universidade do Estado do Amazonas (CESSGC/UEA) apresentou nesta segunda-feira (11/07) por meio do Curso de Bacharelado em Arqueologia, coleções de peças arqueológicas e contemporâneas que remetem a ancestralidade dos povos indígenas do Alto Rio Negro, pertencentes a colecionadores particulares de modo fortuito.

A exposição ocorreu no Auditório do CESSGC/UEA, que pela ocasião recebeu o nome de Auditório Feliciano Pimentel Lana (artista plástico, desenhista, pesquisador e liderança indígena do Povo Desana) – In Memoriam.

O objetivo da exposição é a divulgação das coleções arqueológicas que ao longo do tempo foram recolhidas e acomodadas por particulares, que possibilitaram mostrá-las a público, no intuito de preservar e guardar a memória ancestral dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro, estampada em cada peça que traz em si rastros de um tempo ido que é contemporâneo.

A importância da ação está na conservação do patrimônio cultural e ambiental, objetivando que as futuras gerações possam ajudar a conservar sua própria herança histórica e ancestral do Alto Rio Negro, bem como ser um momento precioso de aprendizado para os acadêmicos do curso de Arqueologia que têm desempenhado um trabalho grandioso de responsabilidade, dedicação e aprendizado com todos os professores que estão ajudando a formar a Primeira Turma de Arqueologia do CESSGC/UEA em 2022.

A exposição é resultado dos estudos realizados na disciplina de Gestão Patrimonial, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Augusto da Silva e da coordenação do curso de Arqueologia. Ao final da exposição, as coleções foram devolvidas a seus respectivos curadores.

Edital