UEA amplia Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação no interior

O Núcleo foi inaugurado no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest/UEA)

Com o objetivo de ampliar a formação em pós-graduação para o interior, foi fundado no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest) o Núcleo do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (PPGED/UEA).

Estiveram presentes na inauguração a coordenadora do PPGED/UEA Tefé, Profª. Dra. Rita de Cássia Machado; o pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, Prof. Dr. Raimundo Barradas; a diretora do Cest/UEA, Profª . Dra. Dayane Feitosa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac; o diretor da Agência de Inovação (Agin), o Prof. Dr. Antônio Mesquita; e o secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé, Prof. Esp. Marcus Lúcio de Souza.

Para a coordenadora e fundadora do Núcleo de Tefé, professora Dra. Rita de Cássia Machado, é uma grande conquista da comunidade acadêmica a realização do programa de pós-graduação no interior, em Tefé. “É o primeiro passo para que possamos consolidar o programa como oferta pública aqui no município. Estamos trabalhando muito para fazer desse polo um grande centro de formação de qualidade em mestrado e futuramente doutorado em Educação para atender a comunidade em geral”, ressaltou a professora.

Sobre o PPGED

O PPGED foi implementado em 2021 e já surgiu com a missão de interiorizar suas ações ao longo dos anos. O primeiro passo foi efetivado com a implantação do Núcleo de Tefé, onde poderão ser atendidos, pelos docentes fixos na região, os futuros mestrandos e doutorados do município.

Os próximos passos serão a abertura de edital de seleção para ingresso em 2023, com 5 vagas ofertadas, e a sedimentação de todo o processo de efetivação do Mestrado: aulas, orientações, publicações, pesquisas, intervenções entre outros, na realidade de Tefé e adjacências.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, o Prof. Dr. Roberto Mubarac, historicamente os programas de pós-graduação estão sediados em Manaus, o que sempre foi um elemento dificultador da inserção dos moradores no interior para cursarem mestrado.

“Estar no município representa a abertura de novas possibilidades de formação de alto nível, o que contribui para a melhoria dos quadros das redes públicas de ensino e para a produção de conhecimentos acerca da realidade local, bem como na construção de política públicas socialmente referenciadas e que dialoguem com os saberes amazônicos”, explica o Prof. Dr. Roberto Mubarac.

O primeiro programa da UEA a ter uma sede própria desde a sua concepção foi o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), sediado também em Tefé. No passado, já houve uma turma do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) que ocorreu em Parintins. Atualmente, está em funcionamento um núcleo do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos (ProfÁgua), em Parintins.

Texto: Renata Brito/ ASCOM UEA

Edital