Alunos de Letras da UEA em Boca do Acre aprimoram conhecimento cultural durante atividade

A visita técnica foi uma proposta da Profa. Joelma Carvalho para a disciplina de Literatura Amazonense

Acadêmicos do curso de graduação em Letras do Núcleo de Ensino Superior de Boca do Acre da Universidade do Estado do Amazonas (NESBA/UEA), realizaram visita técnica na comunidade Céu do Amazonas, para a disciplina de Literatura Amazonense. A proposta foi da Prof.ª Dra. Joelma Carvalho como forma de contextualizar a época da colonização dentro da disciplina e assim proporcionar a visualização do local aos estudantes.

Na ocasião, os alunos puderam coletar dados sobre a religião do Santo Daime, como também compreender o processo de produção do chá de ayahuasca. “Eles nos receberam para conhecermos e entendermos o processo da criação da bebida do Santo Daime, que para eles têm um significado muito forte por conta da religião e aliado a isso a gente foi com o objetivo nos estudos da literatura, com foco no ensino, da pesquisa e da extensão. Ao olhar essa comunidade em torno da universidade, que muitos não conheciam e não sabiam, o que existia ali”, explica a professora.

Após a visita, os alunos fizeram um relatório técnico-científico do produto, além de produzirem um vídeo contando todo o processo. Em decorrência disso, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPI) convidou os acadêmicos para falarem como foi a experiência. A professora Joelma Carvalho declara que “eles têm muita curiosidade de como se trabalha no Amazonas, sobretudo a UEA que está nos municípios do estado e isso já é uma grande realização do nosso trabalho quanto universidade”.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA