ESO/UEA sedia fórum sobre contabilidade e empreendedorismo rural

Discussão contou com palestras de professores e representantes do setor agropecuário

A Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA) sediou, no sábado (27/08), o fórum de discussão “Contabilidade e gestão da atividade econômica dos empreendimentos rurais situados no Estado do Amazonas”. O debate contou com a participação de professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UEA, bem como representantes do setor agrícola no estado do Amazonas. A abertura do evento foi realizada pelas professoras Edileuza Lobato, diretora da ESO e professora do curso de Administração, e Elisângela Leitão, professora do curso de Ciências Contábeis e integrante do projeto ContAgro.

A primeira palestra foi realizada por Valdenilson Ribeiro, professor dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia da UEA, que abordou o tema “Formas jurídicas de exploração da atividade rural”. Em seguida, o MSc. engenheiro agrônomo Hugo Cesar Tadeu palestrou sobre o tema “Contabilizando uma vida na Agropecuária”, onde discorreu sobre a importância de melhores controles para apurar os custos de produção de empresas do setor rural, bem como suas experiências enquanto filho de agricultor. Por fim, o agricultor Joed Pereira falou sobre a sua comunidade, a Comunidade que Sustenta uma vida na Agricultura (CSA), onde é praticada a cultura de produtos livres de agrotóxicos.

De acordo com a professora MSc Elisângela Leitão de Oliveira, o evento teve como objetivo incentivar os alunos de Ciências Contábeis a auxiliar as empresas rurais, principalmente os agricultores. E, também, mostrar a importância da contabilidade na agricultura familiar. “Nesse evento trouxemos alguns palestrantes externos, com engenheiros agrônomos e agricultores. O engenheiro agrônomo Hugo César falou sobre a produção do café e empreendedorismo. Já o agricultor Joed Pereira de Melo falou de uma metodologia diferente comparando com outros tipos de metodologia de comércio de produtos agrícolas”, disse a professora.

Além da professora Elisângela, outros professores do ContAgro também marcaram presença. O fórum teve a participação de, aproximadamente, 120 alunos do curso de Ciências Contábeis, tanto da UEA quanto da Universidade Nilton Lins.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.