ENS/UEA recebe Caravana da Assessoria de Relações Internacionais

Foram apresentados projetos de intercâmbio e o processo de reestruturação da ARI aos docentes da Escola Normal Superior

Com a missão de conectar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o mundo, professores da Escola Normal Superior (ENS) participaram, na quarta-feira (05/10), da Caravana ARI, promovida pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEA. Foram apresentados, aos docentes, projetos de internacionalização e novidades do processo de reestruturação da ARI.

Durante a apresentação, realizada pela diretora da ARI, Prof.ª Dra. Vanúbia Moncayo, foi ressaltada a importância da inserção internacional da UEA em contexto global, por meio de políticas e ações de internacionalização, promovendo intercâmbio aos professores e parcerias com instituições nacionais e internacionais. Além disso, ao final da atividade foi disponibilizado um questionário para os docentes com o objetivo de descobrir suas áreas de interesse e suas expectativas.

O diretor da ENS, Prof. Dr. Otávio Rios, esteve presente e se disse satisfeito por ter participado desse momento. Ele espera que a ENS possa ter maior representatividade no exterior. “Creio que esse é o pontapé inicial para fortalecer a Assessoria de Relações Internacionais. A Assessoria tende a nortear universidade e conduzir para qual caminho devemos seguir. Agora, estamos recebendo a Caravana e espero que possamos ter mais momentos como esse”, ressaltou.

Para a professora Evelyn Noronha, é importante que a ARI esteja próxima tanto dos professores, quanto dos alunos. “Acho importante termos esse contato e esclarecermos sobre essas dúvidas e oportunidades”, pontuou.

Sobre os projetos – Os projetos apresentados foram o “Amazonas State University: culturally sustainable education in the Amazon” e o “Amazonian-portuguese internationalization: local language and cultural sustainability”. Eles surgem com o objetivo de realizar troca de experiências da região Amazônica com outras partes do mundo, com o intuito de qualificar e apresentar aos professores da UEA um vasto horizonte cultural que esteve restrito nos últimos anos em função da pandemia.

Texto: Renata Brito/Ascom UEA

Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA