Projeto Musicando: UEA oferece aulas de música gratuitas para comunidade em Manaus

Crianças a partir de 7 anos podem participar das aulas de Violino e Musicalização infantil

A música é uma arte que pode transformar vidas. Pensando nisso, o Projeto “Musicando: Uma nova forma de ensinar música”, da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), proporciona ensino musical gratuito para a comunidade em Manaus. O projeto visa desenvolver o aperfeiçoamento técnico, apresentar práticas musicais que contribuam para o desenvolvimento dos alunos e possibilitar maior acessibilidade à educação musical.

O coordenador do Musicando, professor Assen Anguelov, explica que o projeto surgiu em 2011 pela iniciativa das professoras Margarita Chetereva e Lorena Picarra. “Elas perceberam necessidade de se criar um projeto de extensão que pudesse oferecer aulas gratuitas de música para a população de Manaus. Principalmente para as pessoas mais carentes que não teriam condições de pagar essas aulas. Com isso, talentos que estavam escondidos foram alcançados”, pontuou.

Atualmente, o projeto conta com oito professores e 15 monitores voluntários, sendo eles acadêmicos da universidade e da comunidade externa. As turmas são distribuídas nas seguintes modalidades: Violão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo Acústico, Flauta doce, Clarinete, Trompa, Trombone, Tuba, Eufônio e Canto livre (Coral). E em 2022 foi criada uma turma especial para o instrumento Oboé, no qual as aulas serão ministradas pelo professor voluntário Hristov Ganev, que é mestre em Oboé.

Além disso, o coordenador ressalta a realização de aulas Práticas de Conjunto, Orquestra de Câmara, Orquestra de Violões, Grupo de Trompas, Canto Coral, Teoria Musical, Percepção e Musicalização Infantil. Os alunos, a partir de 7 anos, podem participar das modalidades de Violino e Musicalização. E para as demais modalidades, podem participar alunos de 10 anos em diante.

Método Suzuki ou Língua materna – A Professora Mestra Bárbara Soares, de Violino, utiliza o método Suzuki ou da “Língua materna”, para o módulo iniciante. Essa metodologia surgiu da filosofia educacional de Shinichi Suzuki e consiste em o aluno aprender, com o apoio da família, a escuta prática e repetição constante, as técnicas necessárias para tocar um instrumento. “Suzuki observou que as crianças aprendiam e dominavam a sua própria língua. Então ele acreditava que elas podiam dominar a música da mesma maneira. Vale ressaltar que esse método é utilizado por diversas instituições de ensino musical no mundo”, pontuou.

A importância do projeto – O projeto Musicando promove o enriquecimento cultural na cidade por meio do ensino de música clássica, folclórica e popular. Além disso, prepara o discente que almeja prestar o Vestibular de música da UEA. “A prática da música também fortalece a memória e melhora o sistema cognitivo, o que facilita o desenvolvimento do raciocínio. Temos dois casos de alunos autistas de nível 1 de suporte, onde a música revela suas capacidades”, ressaltou Assen Anguelov.

Como participar? – Para participar, basta acessar o link de seleção dos alunos: https://forms.gle/SZZSiHavSCVzsFrn6

Texto: Renata Brito/Ascom UEA

EditalEdital