Curso de Ed. Física do Nesipix/UEA realiza I Festival de Lutas

Evento ocorreu na Escola Municipal Lupercina de Lima Monteiro, na comunidade de Poeira

O Núcleo de Ensino Superior de Ipixuna da Universidade do Estado do Amazonas (Nesipix/UEA) realizou, na terça-feira (01/11), o I Festival de Lutas do curso de Educação Física. O evento foi sediado na Escola Municipal Lupercina de Lima Monteiro, na comunidade rural de Poeira. A atividade foi aberta a todos os alunos, pais e comunitários envolvidos com o colégio. Ao todo, 55 pessoas atenderam ao evento.

O evento compõe a disciplina “Lutas, aspecto técnico e pedagógico” e serviu para testar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as práticas em sala. Nele, as artes marciais foram apresentadas num tom lúdico e recreativo, como o Huka-Huka, arte marcial de origem indígena, e os processos pedagógicos dos ukemis (projeção/quedas do Judô) para a proteção dos órgãos vitais em caso de combate. Além de alongamentos, gincanas e apresentações, houve também a exibição do filme Kung Fu Panda.

De acordo com a professora Maria Delma de Souza, orientadora do evento, a luta está ainda no começo de sua discriminação. “E é daí que vem a importância da realização deste evento, tanto no aspecto social, quanto recreativo, uma vez que ele apresenta a luta sem estereótipos e preconceitos, com base educativa e social. Este processo pedagógico, quando bem orientado, pode diminuir a violência nas escolas e nas famílias.” Junto da professora Maria, estiveram envolvidos na organização 19 acadêmicos, além de outros dois professores: Angelys Silva e Diomedes Reis.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.