Cursos da UEA no interior recebem nota máxima em avaliação do CEE-AM

Dois cursos foram avaliados com o conceito nota 5 nos municípios de Maués e Itacoatiara

Dois cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram avaliados com a nota máxima, 5, pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-AM). São eles: o de Licenciatura em Pedagogia do Campo, do Núcleo de Ensino Superior de Maués (Nesmau), e o curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit).

A conquista configura-se como uma das principais políticas institucionais da UEA, que é garantir o acesso da população do interior do estado à educação superior. “Temos um olhar especial voltado aos municípios do interior do Amazonas. Por isso, recebemos com muita satisfação a avaliação do CEE”, ressaltou o reitor da instituição, o Prof. Dr. André Zogahib, frisando o empenho da gestão superior em fortalecer os cursos ofertados no interior.

Segundo Zogahib, a nota máxima atribuída aos cursos representa o trabalho desenvolvido com muita competência pelos professores, técnicos e alunos. “A meta é seguir avançando para que, cada vez mais, possamos ter conquistas para celebrar. Meus parabéns”, destacou o reitor.

Na avaliação do curso de Pedagogia do Campo, publicada por meio da resolução nº 182/2022, o CEE destacou como pontos fortes a matriz curricular distribuída em núcleo básico, de aprofundamento e específico; a atuação da coordenação do curso; e a qualificação do corpo docente, formado em sua maioria por professores doutores com produções e pesquisas acadêmicas em suas áreas de conhecimento.

Foi reconhecida, ainda, a compreensão dos discentes a respeito da importância da formação pensada com significado e sentido para a população das áreas rurais do Amazonas. Este é o primeiro curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo no estado do Amazonas.

A Resolução 159/2022, referente à avaliação do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Parfor em Itacoatiara, destaca a finalidade de capacitação dos docentes ao mencionar o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso. Segundo a avaliação, o curso dispõe de condições de excelência para o seu pleno funcionamento. O Conselho reconhece, ainda, como um dos principais objetivos do curso, a oferta de formação de qualidade que possibilita a produção do conhecimento no campo escolar.

Processo avaliativo

O Conselho possui atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento no desempenho das funções e atribuições do poder público estadual no âmbito da educação. A Câmara de Educação Superior do CEE-AM é responsável pelos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação no Estado, assim como de credenciamento e recredenciamento dos estabelecimentos de Ensino Superior do Sistema Educativo do Amazonas.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, Prof. Dr. Raimundo Barradas, o Conselho possui papel fundamental na formulação e avaliação da política estadual de educação ao assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação amazonense. Ele destaca a importância da avaliação positiva para os cursos.

“Representa excelência e qualidade. Ficamos muito felizes com o resultado alcançado. A nota máxima é o grande referencial para que os estudantes tenham como avaliar a qualidade de um curso e para que a universidade possa avaliar, constantemente, suas ações e condições para educar pessoas e formar novos profissionais para o mercado de trabalho. A partir disso, é possível à UEA investir na melhoria dos cursos ou na manutenção de seu padrão de qualidade”, disse Barradas.

Iniciado em 2018 em Maués, o curso de Pedagogia do Campo tem favorecido importantes reflexões acerca da construção de um currículo contextualizado, contribuindo para a formação de professores. “Temos como ponto central de mobilização e construção curricular, uma proposta de formação de professores capaz de possibilitar a análise da problemática educacional vivida nos diversos contextos onde se encontram os sujeitos em formação. Receber o reconhecimento com a nota máxima pelo CEE, fortalece nossos esforços, estudos e pesquisas e permite dar continuidade a esta proposta na instituição”, ressalta a coordenadora do curso, a Prof.ª Dra. Maria Edeluza de Moura.

O curso de Pedagogia do Campo é resultado de pesquisas no Grupo de Estudos e Pesquisas em formação de professores para a educação em ciências na Amazônia (Gepec/UEA) na construção de uma proposta alicerçada numa perspectiva teórico-prática, permeada pelo processo dialógico.

A coordenadora do curso de Letras avaliado, a Prof.ª Dra. Renata Rolon, afirma que o fato de o quadro de docentes contar com mais de 70% de doutores contribuiu para a nota positiva, e que isso repercute, positivamente, na formação dos alunos.

“Os avaliadores verificam os currículos dos docentes e, no nosso caso, puderam comprovar o alto número de produção acadêmica destes. Ou seja, não é somente ter o título, mas ter produção. Receber a avaliação máxima comprova que o nosso trabalho, ao procurar a excelência do curso, está no caminho certo. Os esforços e organização pedagógica foram reconhecidos”, finalizou.

Texto: Daniel Brito/Ascom UEA

Fotos: Arquivo/Ascom UEA