Com a proposta de estimular potenciais endógenos de desenvolvimento tecnológico no programa prioritário da Indústria 4.0 e Manufatura do Futuro na área de abrangência da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Agência de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA) torna público o lançamento da 2ª chamada aberta para apresentação de projetos de inovação tecnológica que sejam capazes de enraizar vetores econômicos com agregação de valor inovador relevante para criação de oportunidades e geração de produtos.
A participação na chamada será concedida, exclusivamente, aos docentes do quadro efetivo e estável da UEA que estiverem no pleno exercício de suas atividades e que apresentem propostas de projetos em PD&I (ideação).
Os projetos devem ser submetidos por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/PhPuJeaQNjgHzMz1A, de forma objetiva, circunscritos a uma folha de A4, até o dia 20 de dezembro de 2022.
As propostas devem estar dentro das temáticas específicas do Centro Integrado de Tecnologia de Software (Cits) – programas prioritários da Indústria 4.0 e Manufatura do Futuro) que são: Sistemas Ciber-físicos; Sistemas inteligentes de manufaturas; Automação de processos industriais; Impressão 3D; Robótica; Fábricas inteligentes; Inteligência artificial; Cibersegurança; Análise e tratamento de grandes volumes de dados (bigdata); Realidade Virtual e Novas técnicas de manufatura enxuta e digitalização industrial.
Caso seja necessário algum ajuste no projeto, a AGIN entrará em contato com o referido professor/coordenador para alinhar a mudança a fim de atender às linhas temáticas dos programas prioritários da Indústria 4.0 e Manufatura do Futuro da Suframa, conforme Resolução nº 2, de 31 de março de 2020 (anexo) e Resolução nº 9, de 29 de outubro de 2019 (anexo).
“A ideia é receber projetos inovadores voltados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação considerados pelo Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) de grande relevância para o desenvolvimento regional, que contribuam para a formulação de políticas públicas pela Suframa, visando a redução das desigualdades regionais e a melhoria da qualidade de vida da população, em especial com sugestões que possam resultar em apoio ou fomento às atividades voltadas ao Desenvolvimento Endógeno com menor dependência da instrumentalização dos incentivos fiscais regionais”, destacou o diretor da Agin, Prof. Dr. Antônio Mesquita.
Avaliação e seleção de propostas
Os Projetos da 2ª Chamada aberta aos docentes da UEA – Programa de Apoio à Geração de Projetos de Inovação Tecnológica em PD&I, farão parte de um portfólio da Agin/UEA e do Centro Integrado de Tecnologia de Software (Cits), que é credenciado a realizar a gestão de projetos de PD&I, a partir de incentivos da Lei de Informática (Cati e Capda) e Padis. Além de estar apto a realizar projetos vinculados à Lei do Bem e demais incentivos à inovação e desenvolvimento tecnológico, serão apresentados e contratados de acordo com as demandas das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Mais informações sobre a chamada podem ser obtidas pelo e-mail: agenciainovacao@uea.edu.br ou pelo telefone (92) 98476-1258.