Reitor reúne-se com professores e coordenação do curso de Pedagogia do Campo

O curso recebeu nota 5 no Conselho Estadual de Educação

Professores e coordenadores do curso de Pedagogia do Campo participaram, nesta quinta-feira (15/12), de uma reunião com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib. O curso recebeu nota 5 no Conselho Estadual de Educação (CEE/AM).

O reitor da UEA parabenizou a Escola Normal Superior (ENS), a coordenação do curso de Pedagogia do Campo, os pró-reitores Valber Martins e Raimundo Barradas, os professores Roberto, Walter e Tatiana, as equipes da Pró-reitoria de Interiorização (Proint) e Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e todos os envolvidos pela nota alcançada do curso.

“Acredito que, nesse processo de formação, que também é formativo, é importante salientar que a maioria dos materiais de formação concebidos no país é pela ótica das regiões Sul e Sudeste. Construir uma pedagogia voltada para as nossas tipicidades, peculiaridades envolvendo exatamente aqueles que serão os principais beneficiados no processo, é algo que muda a vida e a realidade dessas pessoas no processo de formação intelectual”, destacou.

A coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia do Campo do município de Maués, Maria Edeluza Ferreira Pinto, explica que o reconhecimento é de todo um trabalho construído coletivamente, sobre um compromisso político com a formação de professores. “Uma formação que seja contextualizada na nossa realidade amazônica. Este momento aqui, que estamos reunidos, demonstra a importância, reconhecimento por todo esse trabalho. Um trabalho coletivo, nascido de pesquisa, apresentando pra gente bons resultados.”, ressaltou.

A reunião contou, ainda, com a participação dos professores Lucinete Gadelha da Costa; Vanderlete Pereira; Edilza Laray e Márcio Gonçalves; a coordenadora dos cursos de oferta especial (CCOE), professora Tatiana da Rocha Barbosa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Roberto Mubarac; o pró-reitor de Interiorização, Valber Martins; além de Rita de Cássia, Maria de Nazaré Ribeiro e Edielen Borges do Nascimento, da Coordenação de Apoio ao Ensino (CAE).

Sobre o curso – O curso de Pedagogia do Campo de Maués iniciou no ano de 2018. Este é o primeiro curso de pedagogia do campo da UEA surgido a partir do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências no Amazônia (Gepec), vinculado ao Mestrado de Educação em Ciências da Escola Normal Superior (ENS). O curso tem a duração de quatro anos.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

EditalEdital