EST/UEA realiza Oficina de Edição na Wikipédia nível intermediário

Acadêmicos dos cursos de Engenharia tiveram a oportunidade de entender a política de edição da Wikipédia

Desmistificar preconceitos e ampliar possibilidades para pesquisa científica acadêmica. Esses foram os principais objetivos da oficina “Como editar na Wikipédia, Nível Intermediário”, no âmbito do Wikiconcurso Verbetes Fantásticos em Teoria da História da Wiki. O evento ocorreu nesta quarta-feira (14/12), na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), e contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Engenharia.

O evento, organizado pelo Projeto Mais Teoria da História na Wiki, proporcionou aos discentes da disciplina Comunicação e Expressão, ministrada pela professora Fátima Souza, um conhecimento mais avançado sobre como tornar os verbetes dos temas marginalizados em conteúdo de excelência na enciclopédia livre. Além disso, os participantes terão certificado de 2 horas complementares.

Segundo a professora Fátima Souza, é importante a realização da oficina e faz-se necessário entender o processo de edição na Wikipédia. “Hoje será esclarecido como entrar nos verbetes, como editar e saber localizar corretamente as informações que estão distribuídas na página. Isso tudo será fundamental para a nossa atividade nesse semestre. Os alunos estão lendo dois livros sobre biografias e irão observar como elas estão dentro dos verbetes da Wikipédia e buscar formas de contribuir para tornar a informação mais precisa”, pontuou.

Josué Menezes, aluno do 2º período de Engenharia de Materiais, conta que já participou da primeira oficina de edição na Wikipédia nível básico. Para ele, é uma satisfação poder participar dessas oficinas e adquirir mais conhecimento. “A oficina é boa para tirar o preconceito que as pessoas têm sobre a Wikipédia. Serve para entender que não é qualquer pessoa que pode editar os verbetes, primeiramente é necessário criar uma conta”, ressaltou.

Projeto Mais Teoria da Wiki – As oficinas foram realizadas pelo projeto Mais Teoria da Wiki, que tem como objetivo contribuir para a atuação de historiadores e de pessoas formadas, ou em formação, em áreas correlatas nas plataformas gerenciadas pela Fundação Wikimedia. O projeto é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e o Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (Nepemi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A ministrante da oficina, Danielly Figueiredo, é acadêmica no curso de História pela UFSC e coordenadora de treinamento e desenvolvimento do Projeto Mais Teoria da Wiki. Ela ressalta a importância do evento para aprimorar o conhecimento dos acadêmicos. “A ideia do projeto é facilitar para as pessoas o processo de edição. Explicar como funcionam as ferramentas para que a plataforma seja utilizada no dia a dia, de maneira segura”, pontuou.

Programação da oficina

Exposição;

Critérios de notoriedade;

Princípios básicos para a construção de uma biografia;

Tipos básicos de fontes.

Mão na massa:

Adaptação de um modelo de verbete; biografia; inserção de referência automática pelo editor visual.

Fotos e texto: Renata Brito/Ascom UEA

EditalEditalEdital