I Simpósio de Saúde e Espiritualidade reúne mais de 100 inscritos na ESA/UEA

O evento foi realizado nesta quarta-feira (21/12), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).

“Possibilitar aos estudantes, aos professores, e a todo o corpo acadêmico da universidade a discussão sobre saúde e espiritualidade, baseado nas últimas evidências científicas, nas práticas clínicas, como que a gente pode trazer a espiritualidade para essas práticas clínicas”. A afirmação é do coordenador da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade da UEA (Liase Amazonas), professor Dr. Arteiro Queiroz Menezes durante o “Simpósio de Saúde e Espiritualidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Evidências científicas e Prática Clínica”.

O evento contou com mais de 100 inscritos e foi realizado nesta quarta-feira (21/12), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e a cerimônia de abertura contou ainda com a participação da coordenadora de Qualidade de Ensino da Escola Superior de Ciências da Saúde, professora doutora Eveline Menezes Caçote Barbosa; e da diretora científica representante da diretora geral do Liase Amazonas, a discente do 9ª período de Enfermagem, Lanna Dávila Santos Monteiro.

A coordenadora da Liase Amazonas, Prof.ª Dra. Rita Monteiro, explica que o tema “saúde e espiritualidade” está em evidência dentro da universidade. “Iniciamos com a disciplina optativa, e a Liga de Saúde e Espiritualidade, chamada Liase Amazonas, veio na sequência. Esse vai ser o nosso 1º Simpósio organizado pela Liase”.

Na avaliação da Dra. Rita, o tema ganhou um destaque com a Pandemia da Covid-19, pois tanto os pacientes, quanto os profissionais de saúde avaliam o quanto é importante a espiritualidade, principalmente quando estamos lidando com situações estressantes quanto a pandemia. “São várias percepções de que a pandemia tem deixado muitos desdobramentos, de ordem física, mental. A saúde física e a saúde mental das pessoas está muito abalada, e a espiritualidade acaba sendo uma ferramenta importante de enfrentamento e de resiliência justamente para passar por esses problemas da melhor maneira possível”, finalizou.

Sobre o Simpósio – O simpósio é direcionado a estudantes e profissionais da área de saúde de todas as universidades de Manaus que se interessem por essa temática, e tem como objetivo apresentar as evidências científicas nas áreas da saúde e espiritualidade, além de discutir sua aplicação na prática clínica com a participação de profissionais de vários segmentos da saúde como cardiologia, oncologia, cuidados paliativos e psiquiatria. O evento concedeu certificado de 5 horas para os participantes.

Texto e Fotos: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

EditalEdital