HUB Tecnologia e Inovação, da EST/UEA, recebe visita de representantes da Sema

Visita teve como objetivo a apresentação das linhas de pesquisa voltadas para iniciativas de sustentabilidade e preservação ambiental

O Hub Tecnologia e Inovação da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) recebeu, na quinta-feira (05/01), visita de equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), liderada pela secretária adjunta, Fabrícia Arruda, que foi recebida pelo Prof. Me. André Printes, coordenador do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE-HUB) e pelo Prof. Dr. Raimundo Gomes. A visita teve como objetivo a apresentação das linhas de pesquisa voltadas para iniciativas de sustentabilidade e preservação ambiental.

Meio ambiente – A ocasião contou, também, com a presença do Prof. Dr. Carlossandro Albuquerque, vice-coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) de Parintins, que apresentou o projeto PCD Yara. O projeto, que consiste no desenvolvimento de um dispositivo capaz de coletar e enviar, via wireless, dados críticos de águas fluviais, teve a concepção e realização feita pela equipe do LSE-HUB. Atualmente, a plataforma encontra-se na orla de Parintins, em fase de testes e coleta de dados de amostragem.

“É possível reduzir significativamente o curso final do equipamento, uma vez que temos o conhecimento necessário para desenvolver os sensores do dispositivo aqui, invés de adquiri-los comercialmente. (…) Com o apoio da Sema, podemos oferecer à indústria a possibilidade de contribuir com a evolução de um projeto de alto impacto, no âmbito da responsabilidade de contribuir com o meio ambiente”, afirmou o Prof. Printes.

“Ficamos bastante empolgados com os resultados apresentados e enxergamos perspectivas promissoras para que possamos contar com ferramentas e tecnologias capazes de agregar valor à nossa missão. A Sema está disposta a se aproximar de tais iniciativas, no intuito de prover os meios para que projetos tão relevantes possam ser desenvolvidos e implementados do nosso povo, para o nosso povo”, pontuou Arruda.

Texto: Comunicação\LSE-HUB.