Nesmau/UEA realiza encontro com tema “Indígenas e seus protagonismos na sociedade”

Evento tem como objetivo promover um diálogo dos acadêmicos de Licenciatura em História com o povo Sateré-Mawé

O curso de Licenciatura em História Mediado por Tecnologia, do Núcleo de Ensino Superior de Maués da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmau/UEA), promove, nesta sexta-feira (03/02), das 14h às 17h, o encontro intitulado “Indígenas e seus protagonismos na sociedade”. A proposta é estabelecer um diálogo dos acadêmicos com um grupo de indígenas Sateré-Mawé que vive no município de Maués.

De acordo com o professor Eliseu Souza, o objetivo principal dessa interação é dar visibilidade aos povos originários que estão presentes nos dias atuais. “Esses povos que resistiram ao processo de extermínio, que vivenciaram/vivenciam as estruturas preconceituosas que ficaram enraizadas em nossa sociedade, sobretudo com a chegada dos colonizadores”, pontuou.

Além disso, o encontro serve para relacionar os estudos da História do Brasil I e II e a História da América, que serão bases para as aulas de Amazônia I, para compreender melhor os acontecimentos do passado, presente e o que os Sateré-Mawé almejam para futuro. “Esse momento é de grande importância para a interação entre sociedade e universidade no compartilhamento de conhecimentos, identificação, valorização e respeito aos nativos que sobrevivem preservando a cultura de seus antepassados”, ressaltou coordenadora do evento, Prof.ª Me. Maria de Jesus do Carmo.

O evento terá como convidados o coordenador geral das lideranças (Tumupe), Samuel Lopes; a coordenadora das parteiras, Amazonilde Almeida; o coordenador técnico da Coordenação Técnica Local da Funai, Artur Batista de Oliveira; Daniel Michiles Lopes, graduado em Economia pela UEA e funcionário público no setor da Educação indígena na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed); e Eduardo Michiles Lopes, aprovado no curso de Direito (Nesmu/UEA) e técnico em Língua Inglesa pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam).