A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tornou pública a criação de um grupo de trabalho que será responsável por entregar, no prazo de 60 dias, uma carta de intenções com sugestões de alteração no processo eleitoral da universidade. O grupo tem como objetivo promover mudanças em relação ao cronograma eleitoral, mandato e outras questões de ordem jurídica e administrativa.
A Prof.ª Dra. Adriana Lima faz parte do grupo e explicou que ele surgiu por meio da apresentação da própria carta de intenções, corroborada pelos Profs. Drs. Denison Melo e Wlademir Correia, redigida com base no relatório da última eleição para o cargo de reitor.
“Realizamos nossa primeira reunião no dia 2 de março e não sabemos por quanto tempo o grupo ficará em atividade. Estamos tentando com que fique ativo por um ano, para que haja a possibilidade de que todas as intenções na carta sejam aprovadas”, afirmou Adriana.
Ela informou, também, que não seria possível implementar as mudanças nas próxima eleições para diretor de unidade, previstas para acontecerem em junho. Precisaremos realizar uma reforma administrativa na parte logística e institucional da UEA, relacionada ao procedimento eleitoral. Teremos que fazer uma outra parte da carta, que representaria essa mudança na legislação eleitoral.
A professora Adriana reforça a importância de haver alterações na atual legislação. De acordo com ela, foram diagnosticadas várias dificuldades logísticas, especialmente de aplicação prática da legislação vigente. Ela também disse ser necessário estabelecer novos critérios, que se acomodem à situação da UEA, e que os processos atuais se encontram defasados e necessitando de atualizações.
O professor Denison Aguiar reforçou a ideia de que é essencial realizar as adaptações no processo eleitoral. “É muito importante realizar este processo, uma vez que urge a necessidade de atualizações de todo o processo eleitoral dentro da UEA”.
O grupo de trabalho é composto pelas Prof.ªs Dras.: Joésia Pacheco (presidente), Adriana Lima, Edileuza Lobato e Patrícia Ferreira. E pelos Profs. Drs.: Roberto Mubarac, Wlademir Correia, Carlossandro de Albuquerque e Denison Aguiar. E também peloss servidores Karina Milhomem, Maria Aguiar, Hilke Costa e Anderson de Sá.
Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.