Parfor/UEA realiza aula inaugural das turmas 2023

No total, são 18 turmas distribuídas em 11 municípios do Amazonas.

Garantir aos professores em exercício na rede pública uma formação acadêmica é o objetivo das 18 novas turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) – turmas do convênio 2023 – da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A aula inaugural ocorreu nesta quarta-feira (22/03), no auditório da Reitoria, localizada na avenida Djalma Batista, 3.578, Flores.

No último edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UEA aprovou mais 18 novas turmas do Parfor, pertencentes aos cursos de Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Língua Inglesa, Pedagogia e Pedagogia Intercultural Indígena, distribuídos em 11 municípios do estado: Autazes, Caapiranga, Carauari, Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, São Gabriel da Cachoeira, Tapauá, Tefé e Urucará.

O magnífico reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou que a formação é de responsabilidade da universidade, mas também dos alunos. Segundo ele, as melhores do mundo têm os melhores alunos. “Então, aproveitem a oportunidade. Dediquem-se ao curso, de tal modo que os senhores possam regressar à sala de aula como professores e consigam passar o melhor possível para que nossos discentes nos superem um dia. Porque é o ciclo da vida sermos superados por nossos discentes. Isso faz parte do processo de formação.”

A coordenadora geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Capes, Prof.ª Me. Lorena Lins Damasceno, estava presente no evento de forma remota e destacou que todos estão empenhados na retomada da reconstrução da política nacional de formação de professores. “Não só o Parfor, mas outros programas de formação que capacitem os nossos professores (seja na educação superior, seja na pós-graduação) para que, assim, possamos melhorar a educação do nosso país”, disse.

Para Silvânio Ribeiro Brandão, que leciona na aldeia Karuana Kokama, no bairro João Paulo, zona Leste de Manaus, estar iniciando a formação é uma vitória. “Apesar de já ter uma formação acadêmica como enfermeiro, agora vou, como professor indígena, alcançar essa formação acadêmica e tentar, no futuro, prestar concurso público”, destacou.

Participaram, ainda, da solenidade, a diretora do Centro de Formação Padre José Anchieta, Prof.ª Me. Adriana Boh dos Santos, neste ato representando a secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc); o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Raimundo Barradas; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira; o diretor da Escola Normal Superior (ENS), Prof. Dr. Otávio Rios Portela; a coordenadora geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na UEA, Prof.ª Dra. Luciane Lopes de Souza; a coordenadora estadual do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Amazonas da Seduc, Prof.ª Dra. Marieta Teixeira Chagas; e a coordenadora adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na UEA, Prof.ª Dra. Silvia Regina Sampaio Freitas.

Sobre o Parfor – O Parfor é uma ação da Capes que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência, na rede pública de educação básica, e que não possuam a formação específica na área em que atuam em sala de aula. Desde 2009, a UEA participa do programa federal de formação de professores. Atualmente, a UEA possui 1.304 alunos matriculados no programa.

A aula inaugural do Parfor foi transmitida pelo YouTube oficial da instituição e via IPTV aos municípios de Caapiranga, Carauari, Manacapuru, Presidente Figueiredo e São Sebastiao do Uatumã.

Confira o link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=gUDwY-tNdsM

EditalEditalEditalEditalEditalEdital