Em São Paulo, alunos da UEA participam do 1º Hackathon de Análise de Dados em Saúde

O encontro foi realizado entre os dias 20 a 22 de março e reuniu 30 participantes

Os alunos Gabriela Rodrigues e Gabriel Moura, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), participaram do 1º Hackathon de Análise de Dados em Saúde do Instituto Todos Pela Ciência (ITpS). O encontro foi realizado em São Paulo, entre os dias 20 a 22 de março, e reuniu 30 participantes, divididos em seis equipes, com o objetivo de elaborar soluções inovadoras para problemas em saúde utilizando tecnologia.

Gabriela e Gabriel são mestrandos pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (PPGMT) e integram o Laboratório de Ciência de Dados (LabData), coordenado pelo pesquisador Vanderson Sampaio.

Gabriela e seu grupo levaram a segunda colocação, com prêmio de R$ 5 mil, ao propor uma ferramenta para direcionar os pacientes às unidades e diminuir as filas e o tempo de espera para o atendimento médico em Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

“Eu tive uma experiência gratificante colaborando com pessoas e instituições de destaque para encontrar soluções que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Foi uma oportunidade enriquecedora para mim e espero participar de iniciativas semelhantes no futuro.”, conta Gabriela

Já o grupo de Gabriel conquistou o terceiro lugar, com a premiação de R$ 2,5 mil, ao desenvolver um projeto para engajar a comunidade na promoção da vacinação, com foco no aumento da cobertura vacinal infantil no Brasil.

“Participei de um evento sobre soluções em saúde pública no Brasil. As propostas inovadoras apresentadas expandiram minha visão e treinaram minhas habilidades. Conheci novas pessoas e instituições, foi uma valiosa contribuição para minha vida acadêmica e profissional”, finaliza Gabriel.

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA

EditalEditalEdital