Professora do Cesp/UEA defende tese sobre narrativas de escritores indígenas

Objeto de estudo foram as narrativas produzidas pela etnia Maraguá

A Prof.ª Dra. Delma Pacheco Sicsú, do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA), defendeu, na sexta-feira (28/4), a tese intitulada “Narrativas de Escritores Indígenas Amazonenses: Modos de ver; Modos de pensar” pela Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Letras, Programa de Pós-graduação em Literatura.

A Prof.ª Dra. Delma Pacheco explica que a tese teve como objeto de estudo narrativas indígenas amazonenses produzidas por escritores da etnia Maraguá. Elas foram eleitas com a preocupação de investigar como estes textos ajudam na manutenção da identidade cultural do homem amazônico.

“A literatura produzida por indígenas no Brasil é, muitas vezes, vista lacunarmente na tradição literária brasileira, aspecto que, ao longo das últimas décadas, tem sofrido uma revisão. Nossa pesquisa entende como hipótese primária a ideia de que a temática indígena, além de cenário e temas dos escritores autóctones, traz à tona modos de ver, sentir e pensar o mundo desses povos e a sua influência na construção da identidade cultural do homem amazônico”, descreveu a professora.

Na pesquisa, foram discutidos os textos literários de autoria indígena, pertencentes a diferentes etnias, para comprovar a hipótese primária deste estudo e mostrar como a literatura indígena é importante para ressignificar a história dos povos originários.