Curso de Economia da UEA divulga Boletim Econômico da cesta básica de Manaus

Os produtos que tiveram maior impacto no custo foram carne, tomate, banana, pão francês e leite

Com o objetivo de registrar e acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos alimentícios considerados essenciais, o curso de Economia da Escola de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA) divulgou, nesta quarta-feira (17/05), o Boletim Econômico da cesta básica de alimentos em Manaus. O trabalho técnico é organizado mensalmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Economia (Nepe).

A coordenadora da pesquisa, a Prof.ª Ma Cleísa Bessa, apresentou no relatório os produtos que tiveram maior impacto no custo: carne, tomate, banana, pão francês e leite. Juntos, eles representaram mais de 75% do valor total da cesta básica. Em contrapartida, o açúcar e o café em pó foram os produtos de menor impacto, com participações abaixo de 2%.

Também participaram do boletim os alunos Augusto Ossami, Brenda Costa, Christiane Leal, Sarah Bezerra e Wesley Rodrigues.

É possível conferir o boletim na íntegra, acessando o PDF em anexo.

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA

EditalEdital