UEA recebe visita da Comissão de Acessibilidade e Diversidade da 41ª Reunião da ANPEd

UEA e Ufam sediarão o evento bianual entre os dias 22 e 27 de outubro, em Manaus

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) receberam visita técnica da Comissão de Acessibilidade e Diversidade da 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). As instituições sediarão o encontro bianual da Associação, entre os dias 22 e 27 de outubro, em Manaus.

A visita, segundo Décio Nascimento Guimarães, coordenador da Comissão, teve o objetivo de assegurar a acessibilidade e a participação das pessoas com deficiência durante a 41ª Reunião da ANPEd, prevendo o desenvolvimento de um plano de acessibilidade para o evento. Os integrantes do grupo presentes conheceram anfiteatros, auditórios e salas e reuniram-se com a comissão local específica sobre o tema e coordenação e direção dos campi e departamentos.

Foram verificadas acessibilidades arquitetônicas e comunicacionais em lugares que contarão com programação do evento, incluindo deslocamento entre os espaços, rampas, pisos táteis, distâncias, banheiros e necessidade de ajustes. Também foram analisadas questões de infraestrutura de transporte entre os auditórios, salas de aula e espaços comuns, além de trânsito do entorno e necessidade de ônibus com acessibilidade.

“Todas essas questões estruturais estiveram no nosso horizonte para que nós tenhamos o mínimo necessário para que as pessoas com deficiência sejam bem acolhidas e se sintam parte do evento como deve ser. E nós queremos que cada vez mais que essa prática e atenção sejam levadas em consideração por meio nos eventos da Associação. Este tem sido, também, um compromisso desta gestão”, explica Wilma Coelho, segunda Secretária da ANPEd e integrante da Comissão.

Outro ponto tratado entre Comissão e representantes das universidades diz respeito à tradução de Libras, para que todas as atividades da 41ª Reunião Nacional contem com tradutores e tradutoras e intérpretes. A Ufam e a UEA mostraram-se muito receptivas, acolhedoras e dispostas a atender essa demanda”, diz Coelho. Até o momento, já estão garantidos 23 profissionais para atuarem no evento.

Eliane Maio, integrante da Comissão presente, destaca que foram verificados, junto a questões estruturais dos locais que receberão os GTs, as programações gerais e de convivência, também pontos de sua importância como a linguagem inclusiva. “Pontuamos todas as necessidades para que as pessoas com deficiências e pessoas trans possam ser acolhidas e que possam estar representadas nestes espaços”, explica.

Na UEA, a Comissão foi acompanhada pelas professoras Célia Bettiol e Rita Machado, pelos professores Márcio de Oliveira (Ufam) e Sebastião Oliveira (UEA) e pela professora Joabe Reis (Ufam) – integrante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Segundo Wilma Coelho, a Comissão foi recebida e acolhida por ambas as instituições, com as quais as demandas foram discutidas e encaminhadas para que tenhamos um evento exitoso em outubro próximo.

Texto: ANPEd