Aluna da UEA defende dissertação sobre parques lineares como instrumento de gestão

A pesquisa da mestranda se destaca por apresentar uma solução inovadora para a gestão e regulação dos recursos hídricos na cidade

A aluna Michelle Mendonça de Aguiar Oliveira, da Escola Normal Superior (ENS), realizou, na última terça-feira (30/5), a defesa da dissertação intitulada “Parques lineares como instrumento de gestão e planejamento de recursos hídricos na cidade de Manaus”

A pesquisa da mestranda do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos destaca-se por apresentar uma solução inovadora para a gestão e regulação dos recursos hídricos na cidade.

A gestão dos recursos hídricos em áreas urbanas tem se tornado um desafio cada vez mais urgente. E a implementação de parques lineares surge como uma abordagem inovadora para enfrentar esses desafios. Os parques lineares são áreas lineares ao longo dos rios e córregos, associadas à rede hídrica, que desempenham um papel importante na conservação e preservação dos recursos naturais.

“À primeira vista, um parque pode parecer apenas um espaço urbano. Mas ele traz inúmeras contribuições sociais e ambientais. No caso do parque linear, seu nome já indica que ele segue ao longo de um rio ou igarapé, atravessando vários bairros e promovendo a conexão e integração das pessoas com o local. Sua função principal é a gestão hídrica e a preservação”, disse Michelle

O rápido crescimento urbano muitas vezes ocorre sem um planejamento adequado, resultando em perdas significativas de biodiversidade e degradação dos recursos hídricos. A pesquisa de Michelle Oliveira destaca a importância dos parques lineares na mitigação desses problemas, com foco especial nos recursos hídricos.

A proposta da pesquisa é avaliar a viabilidade da implementação de parques lineares como instrumento de gestão e planejamento de recursos hídricos em Manaus, com o objetivo de controlar e gerenciar as macrodrenagens urbanas, mitigando enchentes e conservando os recursos hídricos da região.

A implementação de parques lineares como parte integrante do planejamento urbano pode trazer benefícios significativos para a cidade de Manaus, não apenas na gestão dos recursos hídricos, mas também na conservação da biodiversidade e na melhoria da qualidade de vida da população.

Com a defesa de sua dissertação concluída, a Prof.ª Ma. Michelle Oliveira espera que suas descobertas inspirem ações e políticas públicas que promovam a implementação de parques lineares em Manaus, contribuindo para a sustentabilidade e o bem-estar da cidade.

EditalEditalEditalEditalEdital