Alunos de Física e História da UEA realizam I Sakpó Filosófico, em Parintins

O evento ocorreu na última sexta-feira (9/6), sob a coordenação da Prof.ª Dra. Solange Pereira_

Despertar, por meio da filosofia da educação, a promoção de um espaço de reflexão e constructo do pensamento de uma forma antropoplástica. Esse é o objetivo do I Sakpó Filosófico realizado pelos graduandos dos cursos de Física e História do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA).

O evento, realizado na última sexta-feira (9/6), esteve sob a coordenação da Prof.ª Dra. Solange Pereira do Nascimento, e a subcoordenação do Prof. Dr. André de Oliveira Melo.

O Sakpó Filosófico surgiu dos diálogos em sala de aula a partir da construção do conceito de educação despertado pelos gregos por meio da filosofia ocidental. O evento foi dividido em duas partes: na primeira, denominada “History Cine”, foi apresentado um passeio documental pelos principais pontos turísticos de Parintins, como a Catedral de Nossa Senhora do Carmo e o Mercado Municipal de Parintins, além de uma panorâmica sobre aspectos da arquitetura antiga e moderna como construção do lugar.

No segundo momento, foi apresentada a peça “O Mito da Caverna de Platão” como reflexão filo-sociológica sobre a condição de uma sociedade terrena construída sob as sombras da ignorância humana.

O que é Sakpó? – O nome Sakpó remete ao demiurgo Sateré-Mawé, filho da árvore do conhecimento plantado no Jardim do Nosokén, que ao ser morto e enterrado, renasce na mitologia de origem dessa etnia como guaraná. Das mãos femininas da maternidade e ralado no sentido horário, o Sakpó torna-se a bebida que congrega junto de si todos os convivas e desperta naqueles que bebem o desejo de uma vida boa, feliz, justa e fraterna.