Professores da UEA participam do GT de processo transexualizador no Ministério da Saúde

Representando o Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros, projeto desenvolvido pela #UEA em parceria com a Policlínica Codajás, professores da universidade participaram, nesta quinta-feira (29/6), do Grupo de Trabalho (GT) que tratou sobre o processo transexualizador, no Ministério da Saúde, em Brasília (DF).

Estiveram presentes a Prof.ª Dra. Dária Neves, coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência em Saúde LGBTQIAPN+ (NLGBT-ESA/UEA); e o Prof. Dr. Denison Aguiar, coordenador da Clinica de Direito e Cidadania LGBTQIAPN+ (CLGBT-ED/UEA). Durante a reunião, foram discutidos os princípios e diretrizes que irão direcionar a reforma da política nacional relacionada à população transexual, em especial no processo transexualizador.

O GT teve como objetivo reunir diversos ambulatórios do Brasil que atuam nesta temática, visando maior eficácia das políticas estaduais de saúde, para garantir os direitos fundamentais da população LGBTQIAPN+.

A convite da Dra. Flávia Teixeira, diretora do Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) do Ministério da Saúde, o Ambulatório da universidade foi convidado para introduzir a telessaúde na Política Integral de Saúde LGBTQIAPN+, de âmbito nacional. A UEA será responsável por conduzir esse processo.

Este é um reconhecimento da iniciativa desenvolvida na universidade que leva conhecimento e atendimento à população de municípios do Amazonas, por meio de teleconsultas. No ambulatório, que conta também com o trabalho do Prof. Dr. André Machado, a equipe atua há 7 anos na promoção de saúde integral à população LGBTQIAPN+ do estado, utilizando a telemedicina.