CMABio/UEA conquista 3º lugar no XII Concurso de Fotografia-Ciência e Arte do CNPq

Imagem obtida pelo CMABio/UEA foi vencedora na Categoria II Imagens adquiridas com instrumentos especiais

A imagem intitulada “Ameaça escondida: granadas de dengue prontas para explodir em água parada”, adquirida no Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas (CMABio/UEA), conquistou, no dia 27/6, o 3º lugar do XII Concurso de Fotografia-Ciência e Arte promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Categoria II Imagens adquiridas com instrumentos especiais.

Foi apresentada a micrografia de microscopia eletrônica de varredura com detalhes estruturais de ovo da espécie Aedes aegypti, obtida pelo discente de doutorado Joaquim Ferreira como parte do projeto intitulado “Efeito das mudanças climáticas sobre genes associado ao crescimento e reprodução de Aedes aegypti (Diptera: culicidae): aspectos moleculares e citogenéticos” vinculado ao Programa de Pós-graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (PPG-GCBEV/Inpa).

As etapas de microscopia de alta resolução têm sido executadas no CMABio/UEA em parceria com pesquisadores do – Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CenaBio). Desde 2019, o discente tem projeto apoiado por meio de participação em cursos, treinamentos para usuários e discussões sobre os dados que podem ser adquiridos no campo da bioimagem.

Sobre a premiação – O prêmio avalia critérios como a originalidade estética, técnica envolvida e potencial como divulgador das ciências da vida. Todos os projetos vinculados ao CMABio tem completa atenção quanto ao preparo de amostras e qualidade dos dados obtidos, inclusive no pós-processamento de imagens.

Os detalhes sobre o prêmio podem ser acessados na página do CNPq e Governo Federal.