Estação móvel de telemedicina é apresentada no Amazon Healthtech Conference da UEA

Ao longo de dois dias, o presente e o futuro da revolução tecnológica na área da saúde serão destacados no Amazon HealthTech Conference. O evento, de iniciativa da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA), iniciou, nesta quarta-feira (6/7), no auditório João Bosco da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), e reuniu acadêmicos e profissionais das áreas de saúde e tecnologia.

Durante o evento, o professor Manuel Grandal, da universidade espanhola Alfonso X El Sabio, apresentou uma simulação do atendimento em tempo real com equipamento portátil de telemedicina. A tecnologia espanhola permite que o paciente seja monitorado e avaliado por médicos de forma remota.

O equipamento é capaz de realizar registros clínicos, com imagens, e pode ser instalado em hospitais, residências, barcos e outros locais remotos. O objetivo é implementar o dispositivo em um projeto piloto na universidade, para realizar atendimentos em municípios do interior do Amazonas. A apresentação contou com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae) da UEA.

A conferência tem como objetivo fornecer aos docentes e discentes da UEA um ecossistema de inovação para discussões sobre as inovações tecnológicas na área da saúde, visando uma maior participação nos programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação utilizando recursos da lei de informática e ppi, ppbio (bioeconomia, indústria 4.0, empreendedorismo e inovação).

A reitora em exercício da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, afirmou que a universidade tem colhido bons frutos das visitas realizadas em instituições de ensino no Brasil e no exterior, ressaltando o potencial de fortalecimento da inovação tecnológica e científica por meio de parcerias.

“É um momento de muita alegria e expectativa. Conheço bem o trabalho do doutor Grandal. Queremos muito fazer isso acontecer aqui, na UEA, por meio de um projeto piloto. A nossa instituição está de portas abertas para continuar avançando sempre. Temos o objetivo de ser não somente a maior, mas a melhor universidade do país”, disse.

O diretor da Agin/UEA, Prof. Dr. Antônio Mesquita, agradeceu a presença do professor Manuel Grandal, e ressaltou que o docente veio à capital amazonense para mostrar o equipamento que vai fazer uma revolução na Telessaúde do Estado do Amazonas. “É uma missão da UEA e Agin trazer essa discussão da telessaúde e da inovação da tecnologia para a área da saúde”, reforçou.

Além da Agin/UEA, o evento entre a UEA e o Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, o Hospital de Madrid, Universidade de São Paulo (USP), a Escola Superior de Tecnologia (Est), Ocean/Uea, Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), a Escola Superior de Saúde (ESA), Fiocruz e Inova USP.

O evento segue nesta sexta-feira (7/7), das 8h às 17h, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizada na avenida Carvalho Leal, 1.777, Cachoeirinha.