Coordenador do LSE-HUB representa a UEA na 2ª reunião do Conselho Estadual de Energia

O coordenador do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE/HUB) – Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Prof. Dr. Raimundo Cláudio Gomes, esteve na segunda reunião ordinária do Conselho Estadual de Energia (Ceen), onde foram tratados temas de relevância para o contexto de políticas energéticas do Estado.

Na ocasião, o Prof. Dr. Raimundo Cláudio Gomes apresentou sua contribuição para que fossem deliberadas as pautas da reunião. Entre elas, a aprovação da minuta de lei que cria o marco legal do setor de energia. Essa minuta será enviada à Casa Civil e, quando aprovada, colocará o Estado do Amazonas como pioneiro na adoção de políticas públicas específicas e direcionadas para o setor energético. Isso, de acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Villela, é um passo importante para dar maior celeridade e eficiência ao setor.

“Com a aprovação dessas leis, eu diria que o Amazonas certamente está na vanguarda por ter um marco legal no setor de energia. Isso é importante para organizar este setor e desenvolvê-lo de forma mais célere, atingindo toda a população do estado”, enfatiza o secretário.

Para o Prof. Dr. Raimundo Cláudio, estabelecer um conselho que conta com a participação ativa de entidades como a UEA, sediada no próprio estado e que pode oferecer contribuições significativas, é uma iniciativa louvável. Ele salienta que a adoção de um fundo de financiamento para projetos no setor é algo que gera desenvolvimento e agrega para toda a sociedade.

“Você ter um conselho estadual para debater as questões energéticas do Amazonas é fundamental. A aprovação das leis que implementam um plano estratégico de energia para o estado e o fundo de financiamento são duas iniciativas extraordinárias”, finaliza o professor.