Cestb/UEA realizará Semana da Educação em Ciências para o Desenvolvimento Sustentável 2023

Evento será de 9 a 13/10 e o tema central é "Uso da Agricultura de Quintais Familiares Urbanos em Tabatinga e Benjamin Constant, Estado do Amazonas"

O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) realizará, no período de 9 a 13/10, das 9h às 13h,a Semana da Educação em Ciências para o Desenvolvimento Sustentável (Seds) 2023. O tema central é “Uso da Agricultura de Quintais Familiares Urbanos em Tabatinga e Benjamin Constant, Estado do Amazonas”.

O evento pretende atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, um dos pilares fundamentais da Seds 2023 é a busca pela erradicação da pobreza, onde o projeto “Feira Fome Zero” visa incentivar a agricultura familiar sustentável e o comércio de produtos cultivados em quintais urbanos, bem como proporcionar renda para as famílias locais. A iniciativa promove o consumo de alimentos saudáveis e de baixo impacto ambiental.

O Prof. Dr. Camilo Sanches explica que o Seds 2023 aborda a importância da saúde e do bem-estar, por meio do incentivo ao consumo de frutas e ervas medicinais cultivadas nos quintais urbanos. “A ideia é promover uma maior conexão com a natureza e explorar os benefícios que esses alimentos podem oferecer à saúde, possibilitando a substituição de medicamentos alopáticos por alternativas naturais”, ressalta.

“A Semana da Educação em Ciências para o Desenvolvimento Sustentável é uma oportunidade única para jovens universitários engajados em causas ambientais e sociais. A participação é fundamental para construirmos um futuro mais justo e sustentável para a Amazônia e para todo o planeta”, finaliza o Prof. Dr. Camilo Sanches.

O evento também conta com oficinas em escolas da região, com enfoque nas ciências naturais e sua relação com os quintais urbano e com o “Empreendimento Feminino Jovem em Quintais Urbanos” que ofertará oportunidades de bolsas de estudos para jovens universitárias interessadas em pesquisar e atuar no desenvolvimento sustentável da região.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-bjbEtbi6xOEPuRF6KCBLHIXJjGP3KHyYX326hyyrFlKXFA/viewform

EditalEdital