Em Parintins, aluno da ENS/UEA defende Mestrado em Gestão de Recursos Hídricos

Defesa teve como objetivo elaborar um sistema de alerta de cheia na cidade de Parintins

O acadêmico Fábio Leite Dias, da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), realizou, na última segunda-feira (7/8), a defesa do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), com o tema intitulado “ Sistema de Alerta do Nível do Rio Amazonas em Parintins no Estado do Amazonas “.

O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dra. Joecila Santos da Silva e a banca examinadora foi composta pelos professores e especialistas da área, Prof.ª. Dra. Joecila Santos da Silva (UEA); Prof.ª. Dra. Iêda Hortêncio Batista (UEA) e Prof. Dr. Carlos Benedito Santana da Silva Soares, membro externo do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

A pesquisa teve como objetivo elaborar um sistema de alerta de cheia na cidade de Parintins, como forma de garantir maior agilidade e precisão nas ações relacionadas à mitigação dos impactos decorrentes de desastres de origem hidrológica.

O estudo identificou a máxima cota de alerta de inundação severa, por meio de métodos probabilísticos, com antecedência de 90 e 60 dias, apresentando coeficientes de correlação 88% e 93%, respectivamente, o que fundamenta o uso da ferramenta, principalmente por parte da Defesa Civil Municipal, no norteamento das ações preventivas voltadas a minimizar o impacto à população, menor perda material e melhor gestão quanto ao uso do recurso público.

Destaca-se que o estudo fundamentou a inserção do munícipio de Parintins no Sistema de Alerta de Cheia do Amazonas, do Serviço Geológico do Brasil sendo o primeiro município fora da região metropolitana de Manaus a ser inserido nesse fundamental serviço oferecido à sociedade.

Texto: Paloma Fernandes/ASCOM UEA

Edital