Alunas e egressas do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) destacaram-se no 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop 2023). Sob a coordenação da Prof.ª Dra. Gisely Cardoso de Melo, as estudantes conquistaram o “Prêmio Jovem Pesquisador”.
Na categoria Mestrado, Yanka Karolinna Batista Rodrigues levou o 1º lugar com o trabalho intitulado “Gestação em mulheres com infecção prévia pelo vírus Zika em Manaus, Amazonas: desfechos e transferência de anticorpos IgG”.
Na categoria Doutorado, Érika Gómez Martínez assegurou o 2º lugar com sua pesquisa sobre “Avaliação da competência vetorial do Anopheles darlingi e o efeito da carga parasitária de Plasmodium vivax após tratamentos de pacientes com distintos antimaláricos”.
Enquanto isso, Amanda Carvalho de Oliveira alcançou o 3º lugar com sua pesquisa sobre a “Influência das variantes genéticas de CYP2C8, CYP2C9, CYP2C19, CYP3A4 e UGT2B7 nas recorrências de malária por Plasmodium vivax em indivíduos tratados com dihidroartemisinina-piperaquina”.