Comissão Própria de Avaliação da UEA auxilia no desenvolvimento institucional

Composta por representantes de professores e servidores técnico-administrativos, a CPA realiza o Relatório Anual de Avaliação Institucional

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável por coordenar a autoavaliação institucional desde a elaboração do método, implementação e sistematização dos resultados até a realização do Relatório Anual de Avaliação Institucional.

O relatório auxilia os planejamentos administrativos e pedagógicos. Além disso, é usado pelo o Conselho Estadual de Educação (CEE) para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades.

A autoavaliação está em obediência à Legislação de Ensino Superior do Ministério de Educação (MEC), que estabelece o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Atualmente, conforme portaria nº 961/2022-Gr/UEA, a CPA é composta por representantes de professores e servidores técnico-administrativos.

O que é avaliado pela CPA? – A CPA é elemento obrigatório para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O objetivo da comissão é avaliar, de forma autônoma, as IES, por meio do Relatório Anual de Avaliação Institucional encaminhado para o dirigente e para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O intuito é contribuir no aperfeiçoamento dos processos internos, conforme as dimensões do Sinaes: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; Responsabilidade Social; Comunicação com a Sociedade; Políticas de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Infraestrutura Física; Planejamento e Avaliação; Políticas de Atendimento ao Estudante e Sustentabilidade Financeira.

Para saber mais sobre a CPA, acesse o Instagram: @cpauea

E-mail: : cpavaliacao@uea.edu.br