VIII Transfronteiras encerra com conferência sobre educação e interculturalidade

Nesta sexta-feira (20/10), às 15h, foi realizada a Conferência de Encerramento do VIII Transfronteiras – Educação e Interculturalidade na Amazônia: um trançado de saberes, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14.

O tema da conferência “Educação e interculturalidade na Amazônia: diversidade de lógicas, saberes, fazeres e sujeitos”, proferida pelo Prof. Dr. Gersem Baniwa da Universidade de Brasília (UNB), que abordou questões relacionadas à diversidade cultural e à valorização dos conhecimentos tradicionais na região amazônica.

O evento foi realizado em Tefé e Manaus, com atividades desenvolvidas no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest), Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), Escola Normal Superior (ENS), em escolas de rede pública estadual e com transmissão/interação pelo canal do YouTube “TVPPGICH UEA”.

O Transfronteiras, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UEA, é um evento científico que reúne uma série de atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas, fóruns e apresentações artísticas. O evento também promove a comunicação de pesquisas em Grupos de Trabalho (GTs) com publicação de anais e a edição de coletâneas com artigos completos selecionados entre os trabalhos apresentados.

Nesta edição, o Transfronteiras contou com financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos (Padev) da UEA, além de receber apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).