Cest/UEA realiza V Jornada de Álgebra no Amazonas

Objetivo do evento é promover a integração entre pesquisadores que atuam na área de Álgebra e acadêmicos do Cest/UEA

O Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA) realizou, entre os dias 23 e 27 de outubro, a V Jornada de Álgebra no Amazonas. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Além disso, a organização do evento foi idealizada pela UEA em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade de São Paulo (USP) e 15 pesquisadores palestrantes de várias universidades do Brasil.

O objetivo da jornada foi promover a integração entre pesquisadores que atuam na área de Álgebra e acadêmicos do Cest/UEA, proporcionando aos alunos contato mais próximo com a área de pesquisa e suas aplicações. A programação contou com minicursos e palestras.

O Prof. Dr. Fernando Soares Coutinho ressaltou que o evento foi uma oportunidade para os acadêmicos conhecerem diversos projetos de pesquisa em Álgebra, bem como programas de Pós-graduação, onde poderão fazer, futuramente, cursos de mestrado ou doutorado. “Também serviu como espaço onde professores pudemos identificar possíveis linhas de pesquisa e buscar parcerias no intuito de desenvolver a pesquisa em Matemática no interior do Amazonas”, finalizou.