UEA celebra o Mês da Consciência Negra com Semana Especial na ENS

O evento ocorrerá no dia 17 de novembro de 2023

Com o objetivo de promover uma política cultural democrática e participativa na extensão universitária, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (Proex/UEA) realizará, no dia 17 de novembro de 2023, às 17h, a Semana da Consciência Negra. O evento será na praça da Escola Normal Superior (ENS/UEA), localizada na avenida Djalma Batista, 2.470, Chapada.

O evento ocorre em parceria com o Instituto Afro da Amazônia, agente local da promoção da igualdade racial, e outras entidades do Movimento Negro.

A abertura contará com uma roda de conversa coordenada pela Prof.ª Ma. Francilene Sales da Conceição (UEA/ENS) e pelo Mestre de Capoeira Cristiano Santos, do Fórum Permanente de Capoeira no Amazonas (Forpcam). Com base no Estatuto da Igualdade Racial, os coordenadores dialogarão com a comunidade sobre o poder e a importância dos direitos de igualdade racial na sociedade.

Além da roda de conversa, o evento também oferecerá oficinas culturais de instrumentos afro musicais, incluindo berimbau, atabaque, pandeiro, entre outros. A atividade terá duração de 2 horas e contará com a participação do Movimento Negro, da comunidade acadêmica e sociedade em geral.