Acadêmico do Cestb/UEA apresenta trabalho de pesquisa em Congresso Internacional

XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) aconteceu em Curitiba, no Paraná

O acadêmico Vanderley Santana e o professor Arthur Ribeiro, do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA), participaram do XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), que aconteceu em Curitiba, no Paraná, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.

O congresso é o principal evento da área de linguística no Brasil e reúne importantes pesquisadores de diversas áreas dos estudos da linguagem. O professor e o graduando participaram do simpósio temático de análise do discurso, uma das subáreas da linguística, expondo aos pesquisadores presentes o trabalho intitulado “Discurso, ideologia e assujeitamento em resumos escritos por alunos do Ensino Fundamental”.

O trabalho analisa com base na teoria do discurso, três textos escritos por estudantes de uma escola de Tabatinga, mostrando como eles reproduzem ideologias como a religiosa, pedagógica e a democracia racial, permitindo refletir sobre as contribuições da teoria para o trabalho com a produção de textos no ensino básico.

A pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vanderley Santana, orientado pelo professor Arthur Ribeiro e defendido em março deste ano. “Fico muito feliz de apresentar este trabalho ao lado do Vanderley, pois ele foi um aluno que confiou na minha orientação, trouxe textos que coletou durante o estágio e aceitou o desafio de lidar com os conceitos da teoria do discurso, que não são simples de compreender”, ressaltou o professor Arthur Ribeiro.

Para Vanderley, foi uma enorme satisfação poder apresentar o trabalho evento. “Pude adquirir novos conhecimentos que levarei para toda a vida. Agradeço em primeiro lugar a Deus pela oportunidade, ao professor Arthur Ribeiro pelo incentivo, orientação e apoio, e à minha família pelo incentivo e ajuda”, disse.

Texto: Paloma Fernandes/Ascom UEA