Cest/UEA promoverá III Ciclo de Debates em alusão ao Dia da Consciência Negra

Evento vai ocorrer nos dias 28 e 29 de novembro no miniauditório do Cest/UEA. Objetivo é debater acerca de temas à História da África e Cultura Afro-brasileira

Em referência ao Dia da Consciência Negra, o Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA) realizará, nos dias 28 e 29 de novembro, III Ciclo de Debates – A presença Africana na Amazônia: Temas e Questões. O evento vai ocorrer no miniauditório do Cest, localizado no município de Tefé (distante 522 quilômetros de Manaus). As inscrições serão realizadas na secretaria do curso de História, no Cest. Aos participantes serão destinadas 20 horas complementares.

Objetivo geral é debater acerca de temas e questões relacionados à História da África e Cultura Afro-brasileira a partir da sua história e historiografia, salientando as contribuições culturais e o valor da cultura do Brasil. Os objetivos específicos são conhecer a história e a historiografia sobre os africanos e afrodescendentes na Amazônia. O público-alvo são alunos do curso de Licenciatura em História; alunos das Licenciaturas em geral; professores do ensino fundamental e médio; egressos da UEA e interessados pela temática abordada no tema.

Os debatedores

Igor Olinto – Possui mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É vinculado aos Grupos de Pesquisa: Migração e Africanidade Caribenha e Latino-Americana (Ufam/Ppgh); Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no Interior (Ifam), premiado no Concurso Nacional de Monografias e Dissertações sobre Cultura Afro-Brasileira pela Fundação Palmares e Ministério da Educação e da Cultura (2010). Possui interesse em História Social do Trabalho e da Escravidão na Amazônia e História da Infância e da Juventude.

Sidney Barata de Aguiar – Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ppgsca) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História vinculado ao Núcleo de Pesquisa Migrações e Africanidades Caribenhas e Latino-americanas. Professor das redes públicas de educação do Estado do Amazonas (Seduc) e do município de Manaus (Semed).

Acesse o anexo disponível para conferir a programação completa: file:///C:/Users/cynogueira/Downloads/1.%20III%20Ciclo%20de%20Debates%20-%20Folder%20-%20A%20PresenA%CC%83%C2%A7a%20Africana%20na%20AmazA%CC%83%C2%B4nia%20-%20Temas%20e%20QuestA%CC%83%C2%B5es%20(1).pdf

Texto: Paloma Fernandes/Ascom UEA

EditalEdital