UEA inaugura sala da Comissão Própria de Avaliação

A função da CPA é coordenar a Autoavaliação Institucional, desde a definição dos instrumentos de avaliação até a redação dos relatórios que são enviados, anualmente, ao Ministério da Educação (MEC)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, nesta terça-feira (21/11), a sala da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A CPA foi criada com o objetivo de promover a avaliação institucional e a melhoria contínua da qualidade acadêmica da universidade. A CPA é responsável por conduzir processos de avaliação interna, coletar feedback dos diversos segmentos da comunidade acadêmica e garantir a conformidade com os padrões de avaliação externa.

A CPA da UEA visa estabelecer um sistema de avaliação que possa monitorar e aprimorar seus programas acadêmicos, infraestrutura, gestão e demais aspectos relacionados à qualidade de ensino superior. Assim, a CPA foi instituída como um órgão colegiado, composto por representantes de diferentes setores da universidade, incluindo docentes, discentes, técnicos-administrativos e membros da sociedade civil.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes, destacou a importância da nova sala para implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional para UEA, que até então, não tinha consolidado um setor específico para a realização das avaliações acadêmicas.

\”Estou extremamente agradecido por esse momento, por toda equipe que está envolvida na CPA. Não é só uma inauguração de uma sala de um simples espaço. Estamos avançando nesse curto espaço de tempo para algo que a Universidade do Estado do Amazonas não tinha consolidado, o que é muito importante para avaliação dos cursos. Então, isso se concretiza muito ao trabalho desenvolvido por essa equipe que foi dominada pela Prof.ª Dra. Andréa Lanza, que é presidente da comissão, que faz um trabalho que apoia muito avaliação dos cursos junto com a Prograd\\\\\\\\\\\\\\\”, finalizou.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do reitorr; da presidente da comissão diretora própria de avaliação, Prof.ª Dra. Andréa Lanza; da diretora da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), Prof.ª Ma. Adriane de Felippe Rodrigues; do diretor da Escola Superior de tecnologia (EST), Prof. Dr. Jucimar Maia Jr.; da coordenadora de qualidade da EST, Prof.ª Dra. Samantha Coelho Pinheiro; do Pró-reitor da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Prograd), Prof. Me. Fábio Carmo; e da diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESO); Prof.ª Dra. Edileuza Lobato.

Texto e fotos: Paloma Fernandes/Ascom UEA