Tecnologia desenvolvida na Academia Stem/UEA monitora consumo de energia residencial

Associada ao aparelho de medição, a tecnologia é conectada a um aplicativo no Smartphone intuitivo, auxiliado por Inteligência Artificial, que disponibiliza sugestões inteligentes

Um dispositivo eletrônico capaz de monitorar o consumo de energia residencial com maior precisão e eficácia promete ter a solução para uso mais consciente e eficaz da energia. A solução tecnológica foi desenvolvida por acadêmicos de Engenharia Elétrica da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) atuantes no projeto Academia Stem. Este projeto busca atender as demandas, principalmente das famílias de baixa renda e indivíduos que almejam reduzir os gastos com energia elétrica e, simultaneamente, contribuir para a sustentabilidade ambiental.

À medida que o projeto avança, a adição de novas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial (IA) e aprimoramentos contínuos prometem atender as necessidades em constante evolução dos consumidores, com a ambição de fomentar uma sociedade mais eficiente sustentável no uso da energia elétrica residencial.

O professor bolsista do projeto Academia Stem e orientador do projeto, Israel Gondres Torné, explicou que foi utilizada a combinação de diferentes sensores, um microcontrolador avançado, ferramentas de análise de dados, armazenamento em nuvem e um aplicativo amigável equipado com IA. “Esse conjunto proporciona uma solução abrangente para famílias e indivíduos que desejam gerenciar seu consumo de energia de maneira mais eficaz”, destacou o doutor em Engenharia Elétrica.

Segundo Celice Carvalho, acadêmica em Engenharia Elétrica e bolsista do Academia Stem, o projeto pretende promover a economia das famílias de baixa renda. “Como essas pessoas não entenderiam os dados que seus eletrodomésticos apresentam, tivemos a ideia baseada na barra de gasto dos dados móveis de colocar uma barra de gasto da energia, mas com um cálculo de conversão que mostra o valor total a pagar, pensando no usuário que pode colocar uma meta e observar, nos gráficos, o seu consumo, como reduzir e, assim, obter uma economia na sua renda”, detalhou a pesquisadora.

O projeto foi apresentado à sociedade durante a 3nd Amazon Stem Academy Conference (Asac 23) – 3ª Conferência do Projeto Academia Stem, evento organizado pelo projeto Academia Stem da UEA, que ocorreu até esta sexta-feira (24/11). Ao todo, o evento traz resultados de 45 projetos científicos e tecnológicos, envolvendo 176 alunos.