Obra literária sobre sonetos de Luís de Camões é organizada por professor da UEA

A obra, organizada pelo Prof. Dr. Mauricio Matos, contém transcrições dos paratextos originais da edição de 1595

O livro, intitulado “O entendimento de meus versos: sonetos atribuídos a Luís de Camões entre 1595 e 1616”, é o mais novo lançamento da Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A edição é organizada pelo Prof. Dr. Mauricio Matos, da Escola Normal Superior (ENS). A obra está disponível para download gratuito no Repositório Institucional da UEA.

De acordo com o autor, a proposta do livro é divulgar aos leitores a sequência de novos poemas dos sonetos de Luís de Camões no período que compreende os anos de 1595 a 1616. Pois, segundo a literatura, é considerado o mais “problemático”. A edição de 1595 teve um alvará instituído pelo rei da época necessário para a liberação da obra, prevista para 30 de dezembro do mesmo ano, porém, começou a circular oficialmente em 1596. Ou seja, o objetivo é compreender os primeiros 30 anos dos sonetos.

Nas rimas, geralmente, predominam as temáticas do amor e do desconcerto do mundo como uma preocupação de mostrar as aflições humanas e os anseios ou uma forma de expressar a incompreensão a respeito do próprio tempo. O italiano Francesco Petrarca (1304-1374) era a grande inspiração de Luís Vaz de Camões por seus poemas possuírem características humanistas.

O professor iniciou a pesquisa da obra no ano de 2005, sendo parte da sua tese de doutorado, após realizar uma palestra na Universidade de Coimbra. Lá, o professor questionava os editores do poeta português, não no sentido de uma editora gráfica, mas no sentindo daquele que organiza cientificamente o livro.

“Eu questionava o critério de adotarem a ordenação da segunda edição, mesmo depois de haverem descoberto um manuscrito que não é datado, mas ele pode estar entre a primeira e a segunda edição. Então, privilegiei a primeira de 1595, depois passei para o manuscrito Apenso, seguindo a ordenação que é bastante lógica, como se tivesse sido feito a primeira edição, após vem a segunda edição de 1598 e me estendo até 1616”, explicou Matos.

Produção da obra – Os sonetos foram organizados originalmente de acordo com a coordenação das Rhythmas de 1595. Além disso, no livro são reunidas transcrições dos paratextos originais. Na obra atualizada contém o prefácio escrito por Fernão Rodrigues Lobo Soropita, conhecido como compilador e prefaciador da primeira edição das Rimas de Camões. Além de notas argumentativas feitas pelo organizador Mauricio Matos.

A obra foi publicada em novembro de 2023, mas o estudo de Mauricio Matos levou mais de 20 anos até ser concluído e, finalmente publicado. O interesse do autor pelos poemas camonianos se deu por volta de 1995, onde fez alguns estudos prévios, mas só resolveu colocar em prática a pesquisa e torná-la em obra, a partir da bolsa de produtividade concedida pela UEA.

“Eu fiz estudo prévio na época que eu estava fazendo pós-doutorado, mas botar a mão na massa mesmo foi com a bolsa de produtividade em pesquisa concedida pela UEA. Fiz duas vezes, pois a bolsa tinha duração de dois anos, renovei novamente o tema e aí foram quatro anos de criteriosa e detalhada análise da forma de escrever os poemas, seguindo a ordenação que é a minha proposta maior. Optei pela forma mais antiga possível”, destacou o professor da UEA.

Sobre o autor

O Prof. Dr. Mauricio Matos é docente de Literatura Portuguesa do curso de Letras da ENS/UEA, é Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (FACHA), mestre e doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi editor executivo da UEA Edições, no período de julho de 2014 a 2015. Autor dos livros Investigações camonianas (1998-2008) e Ao longo da ribeira: estudos de Literatura Portuguesa (2000-2010), ambos produzidos em Manaus pela Editora UEA, 2012 e 2015 – segundas edições revistas, 2022.

A obra está disponível para download gratuito no Repositório Institucional da UEA, no link abaixo:

Texto: Valcinei Cunha/Ascom UEA