Guias da Série Validte da UEA são apresentados a participantes do curso de Harvard-Brasil

Profissionais e estudantes das áreas de saúde conheceram sobre o desenvolvimento de tecnologias educativas para a promoção do autocuidado em saúde pública

O desenvolvimento de tecnologias educativas para a promoção do autocuidado em saúde pública foi apresentado a participantes do “Curso Colaborativo de Campo em Saúde Pública Harvard-Brasil 2024” na tarde desta terça-feira (16/01). Dentre eles estão os “Guias da Série Validte”, lançado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os guias foram produzidos e organizados por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação na Saúde (Lated) e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública (Proensp), vinculados ao Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic-Fapeam/UEA), Elizabeth Teixeira, Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Aldalice Aguiar de Souza e Amélia Nunes Sicsú.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destaca que essa é uma oportunidade dos profissionais de fora do Brasil conheceram o que é pesquisado e realizado dentro da universidade.

“Somos uma universidade que realiza diversas pesquisas importantes. E o resultado, como é o Guia, apresentado aos profissionais de fora do país reforça ainda mais a nossa participação na construção na melhoria e aperfeiçoamento da saúde básica do Amazonas”, destacou o reitor.

O docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), Prof. Dr. Darlisom Ferreira, responsável pela apresentação aos profissionais estudantes do curso, explicou que o projeto foi realizado com multimeios e que se diferencia da maioria das metodologias, porque é um modelo centrado ao usuário.

“É inovador e mostra que podemos promover educação em saúde a partir do ponto de vista do sujeito e não somente do profissional em saúde. São 16 guias educativos que estão disponíveis no repositório da UEA, dando ênfase à contribuição que as tecnologias podem proporcionar de boa informação científica. Esperamos que esse conhecimento possa circular entre as pessoas e possa promover o autocuidado em saúde pública em diferentes condições”, destacou.

Para a médica Petrúcia Maria Antero Pinheiro, e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (Unifor), que veio de Fortaleza para participar do curso em Manaus, a capacitação traz uma proposta inovadora porque é de campo.

“Achei interessante a construção dessa tecnologia que chega até as pessoas que pessoas que precisam e que é capaz de modificar o comportamento, visando a promoção da saúde”.

Curso Colaborativo de Campo em Saúde Pública Harvard-Brasil 2024 – o evento é uma oportunidade para alunos de pós-graduação e funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS), com experiência em pesquisa, aprofundarem os conhecimentos em saúde pública como HIV/Aids, malária, tuberculose, sistemas de saúde e nutrição. Os participantes têm uma dinâmica de produzir um trabalho colaborativo e apresentar ao final do curso.

A capacitação é uma realização da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan (HSPH), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Programa Brasil da Universidade de Harvard Centro David Rockefeller de Estudos Latino-Americanos (DRCLAS) e segue até o dia 19 de janeiro.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Fotos: Valcinei Cunha/Ascom UEA