Seminário de Segurança Alimentar alerta sobre consumo de processados no interior do estado

Evento ocorreu na Escola Normal Superior, em Manaus.

A Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA) recebeu nos dias 25 e 26 de abril o I Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, organizado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar Nutricional do Amazonas (Caisan/AM) e pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Consea/AM).

A programação de abertura contou com a presença da professora da UEA, Dra. Silvana Benzecry, que também coordena o Projeto Rede de Apoio Interinstitucional e Setorial ao Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Praisan) nos estados da região Norte.

Trazendo a temática ‘O Sisan e sua Intersetorialidade’, o evento abordou, por meio de palestras e mesas redondas, as questões alimentares dos moradores dos 62 municípios do interior do Amazonas e como estas problemáticas são influenciadas pela globalização.

“No caso do nosso estado pela questão da logística e das distâncias que envolvem geograficamente a extensão, sobretudo, é muito marcante. A gente tem municípios que apresentam insegurança alimentar. Essas pessoas elas estão comendo com uma menor qualidade nutricional, pois essa alimentação quando chega de barco já está comprometida. Há uma grande substituição de alimentos regionais por alimentos que vêm de fora”, disse Cyntia Martins, pesquisadora e técnica da equipe CONSEA.

O seminário trouxe alternativas para mudança deste cenário, com incentivos à Agricultura Familiar, presente no interior do estado, além de políticas públicas no campo socioeducacional para alertar a população sobre os danos da alimentação processada.

Texto e Foto: Iris Brasil/ASCOM UEA

EditalEdital