Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UEA promove semana de integração

A programação da acolhida inclui palestras e mesas-redondas

O Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSP/UEA) iniciou nesta terça-feira (11/05), a semana de integração voltada aos discentes ingressantes. A acolhida busca apresentar o programa e promover a troca de conhecimento sobre temas da área por meio de palestras e mesas redondas. Devido à pandemia de Covid-19, os encontros acontecem de forma virtual.

Criado em 2012, o programa é voltado para a formação de profissionais qualificados na área de segurança pública, com enfoque na formulação de aplicação de políticas públicas de segurança no Estado do Amazonas. Durante os quatro dias do evento, que segue até sexta-feira (14/05), convidados e ouvintes poderão tratar sobre assuntos que permeiam essa temática. Apesar de ser voltado aos ingressantes, a programação é também aberta ao público externo.

Desafios da segurança pública, tecnicidades da pesquisa, histórico do programa e orientações gerais sobre o mestrado são alguns dos temas abordados pelos palestrantes e debatedores. Para Leonardo Naves, coordenador do PPGSP, a semana de integração busca sinalizar caminhos possíveis em pesquisa e provocar reflexões.

“Queremos demonstrar que o caráter interdisciplinar do programa oferece muitos caminhos temáticos e metodológicos em pesquisa, além de compartilhar com os novos discentes a responsabilidade pela consolidação do PPGSP, mostrar o quanto eles são importantes nesse processo de trabalho em pesquisa. Hoje, na abertura da semana, houve a aula inaugural ministrada pela Profa. Elizabeth Teixeira, acerca dos Produtos Técnico-Técnológicos (PTT), algo que tem ganhado extrema relevância no âmbito dos mestrados profissionais, como é o caso do Mestrado ofertado pelo PPGSP. Estamos muito entusiasmados para a continuidade da programação ao longo da semana”, afirma.

Quanto ao programa, o vice coordenador do PPGSP, André Machado, ressalta que o curso de Mestrado possui a responsabilidade de pensar as problemáticas da região Amazônica, tendo em vista a produção e expansão do conhecimento científico nela produzido, através da formação de quadros profissionais qualificados.

“Desde a sua criação, O PPGPSP vem correspondendo às demandas e políticas científicas e profissionais locais, regionais e nacionais, efetivamente formando pesquisadores e profissionais para produção de uma segurança cidadã à luz dos direitos humanos, bem como qualificação de atores da segurança pública a atuarem nas instituições públicas e privadas do Amazonas”, explica.

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA