UEA e Ufam firmam convênio com Prefeitura para ampliar Programa de Estágio

A parceria terá a duração de cinco anos para que até 1 mil estudantes desenvolvam atividades de estágio obrigatório não remunerado na estrutura municipal.

Com o objetivo de ampliar e melhorar a busca pelo estágio obrigatório dos alunos, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) firmou convênio com a Prefeitura de Manaus. A assinatura ocorreu nesta sexta-feira (18), por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), coordenadora do Programa Municipal de Estágio da Prefeitura.

Com o convênio, será possível o ingresso ao estágio obrigatório para aproximadamente 2 mil novos alunos de graduação da UEA e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O estágio não remunerado, foi firmado para ser contínuo, com a garantia de permanecer mesmo quando ocorrer a troca de prefeito.

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, é importante destacar sobre políticas públicas de permanência na universidade durante este momento do Brasil. “”À medida que nossas políticas públicas permanecem de bolsas de várias modalidades, ainda sim isso não é suficiente. Porque estamos falando de mais de 23 mil alunos e considerando o grau de vulnerabilidade esses muitas vezes deixam os bancos das escolas, que hoje pode ser amenizado com essa parceria com a Prefeitura de Manaus”, exemplificou ao enfatizar que a parceria será útil para a vida. “Fazer essa ponte dentro da sua carreira e sobreviver ao longo dos anos na universidade”, explicou Costa.

De acordo com o convênio, as universidades deverão indicar os alunos participantes, que ficarão sob a orientação de professores orientadores e servidores municipais. A carga horária é de 20 a 30 horas semanais por até dois anos, os detalhes são definidos de acordo com as disciplinas de estágio cursadas pelos estudantes e ajustados pela Supervisão Geral de Estágio da Semad, que deverá alocar os estagiários em setores das secretarias municipais.

O secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Lucas Bandiera, explicou que o estágio é um passo importante na vida de qualquer pessoa. “Você pode unir a teoria com a prática. Além disso, com a tecnologia 4.0 e redes sociais, você cria uma rede de relações para a vida profissional. Havia necessidade de consolidar os bons projetos e ampliar nas medidas do possível”, disse.

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, explicou que a assinatura do convênio com as duas grandes universidades do Estado é um gesto correto de gestão. “Você conseguir ofertar essa quantidade de vagas é um exemplo. É o dever da administração pública e o que a população espera: levar cidadania e melhorar a qualidade de vida e geração de empregos”, ponderou.

Como funciona?

As universidades deverão indicar os alunos participantes, que ficarão sob a orientação de professores orientadores e servidores municipais. A carga horária é de 20 a 30 horas semanais, com contrato de seis meses, prorrogáveis por até dois anos, detalhes definidos de acordo com as disciplinas de estágio cursadas pelos estudantes e ajustadas pela Supervisão Geral de Estágio da Semad, que deverá alocar os estagiários em setores das secretarias municipais.

Com a UEA, por meio de Termo de Cooperação Técnica, com vigência também de cinco anos, até 1 mil estudantes poderão desenvolver suas atividades de estágio obrigatório na estrutura municipal. Alunos de 47 cursos devem participar do projeto por meio da parceria firmada.

*Com informações da Prefeitura de Manaus

EditalEdital