Minter em Administração Pública entre UEA e UFV terá 30 vagas para servidores

Edital está previsto para ser divulgado no mês de março. E o teste da ANPAD, classificatório para os candidatos, também será realizado em março.

Com a proposta de aumentar o nível de qualificação dos servidores será oferecido, a partir de maio de 2019, o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Administração Pública aos técnicos-administrativos da universidade. O Minter é uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 24 para a UEA e seis vagas distribuídas entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Secretaria de Administração e Gestão (Sead) e a Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz).

O Minter é uma demanda dos servidores da UEA enviada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP/UEA) no final de 2017. A professora Dra. e coordenadora de pós-graduação da UEA, Patrícia Melchionna Albuquerque, destacou durante a apresentação do Minter na tarde desta quarta-feira (30) que a primeira reunião é um informe aos interessados sobre as etapas do processo seletivo. O Edital está previsto para ser divulgado no mês de março, e o teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), classificatório para os candidatos, será realizado também em março.

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o Minter em Administração Pública é uma presença forte da UEA junto aos técnicos-administrativos e uma oportunidade de crescimento interno. “De fortalecer e reconhecer a atividade dos nossos técnicos e consolidar a capacidade, além de fortalecer a nossa presença junto à comunidade por meio da qualificação”, reiterou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Paula Mourão, explicou que em 2018 a Propesp começou a verificar os possíveis parceiros para atender a demanda e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi a que atendeu prontamente a chamada . “Era uma antiga reinvindicação dos técnicos administrativos. Estamos animados e esperançosos que as vagas sejam preenchidas para que o nosso quadro, em dois anos, tenha um melhor nível de qualificação unindo aos nossos doutores em Administração”, avaliou.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV, Prof. Magnus Emmendoerfer, destaca que o Minter atuará de uma maneira mais estratégica dentro dos órgãos públicos “E o começo desse processo é capacitar e ser capaz de conseguir ter a leitura do que é o público. Com o curso ela consegue ter uma visão mais ampla, além de permitir que a pessoa olhe além do óbvio”, finalizou.

Processo seletivo

O teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), classificatório para os candidatos, será realizado março, com inscrições em fevereiro. O Edital está previsto para ser divulgado no mês de março e as inscrições serão realizadas de 1º a 10 de abril pelo site da UFV.

Os requisitos para participar do Minter são: ser servidor público, ter diploma superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área, curriculum lattes atualizado (com documentação probatória – Barema), comprovante de realização do teste ANPAD (classificatório), além do Projeto de Pesquisa (pré-projeto de dissertação).

A prova da ANPAD será realizada no dia 24 de março (local ainda a confirmar). E as aulas estão previstas para iniciarem no dia 15 de maio de 2019. O curso terá a duração de 24 meses.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Foto: Joelma Sanmelo/Ascom UEA