Tese de doutorado de professor da UEA sobre sistemas territoriais vira exposição

Intitulada "Urbano-ribeirinhos: percepções pelas lentes da geografia", a abertura acontece neste sábado (16), às 19h, na Casa das Artes, e segue até dia 31 de março

A tese de Doutorado “O Retorno ao Território a partir da cidade: Sistemas Territoriais Urbano-Ribeirinhos em Parintins (AM)”, do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Estevan Bártoli, além de contribuir para o universo acadêmico transformou-se em uma exposição fotográfica. Intitulada “Urbano-ribeirinhos: percepções pelas lentes da geografia”, a abertura acontece neste sábado (16), às 19h, na Casa das Artes, localizada na Rua José Clemente, 564, Centro. A entrada é gratuita.

De acordo com Bártoli, do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia (NETAM) do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) da UEA, a tese é sobre o processo de urbanização na Amazônia e de como as populações, ao migrar para as cidades, reconstroem os territórios. “As cidades da Amazônia são compreendidas de diversas teorias. No meu caso, achei a necessidade de explicar como as classes populares articulam território para complementar o urbano. Já que o urbano não consegue sustentar essas populações. Então essa seria a ideia da tese: de sistemas territoriais urbano-ribeirinho”, destacou.

A proposta da exposição fotográfica é relatar uma teoria que explica a Amazônia de hoje, além de uma leitura romântica do que é o ser ribeirinho. “De como hoje o processo urbano e do consumo de alimentos estão mais industrializados. É uma explicação geográfica da sociedade atual da Amazônia através das fotos. E, para a geografia, é importante porque ela trabalha com a categoria paisagem”, finalizou.

A exposição segue até o dia 31 de março, de terça a domingo, das 15h às 21h.

Sobre o professor

Estevan Bártoli é professor da do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) da UEA. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2001), especialização em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e é doutor em geografia pela UNESP de Presidente Prudente (2017) com estágio na Universidade Ca´ Foscari de Veneza.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Fotos: Ascom/SEC