Professora Doutora da UEA participa de documentário da Netflix

O documentário é uma produção da BBC e NatGeo estreou na Netflix em fevereiro de 2019.

No primeiro episódio do documentário “One Strange Rock”, lançado recentemente na Netflix, a professora doutora Rosa Maria Nascimento dos Santos, do Curso de Meteorologia e atual coordenadora acadêmica do curso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apresenta a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo grupo de Meteorologia da universidade, no âmbito do observatório ATTO – Observatório de Torre Alta da Amazônia.

A professora vem trabalhando nos últimos dez anos em pesquisas na Amazônia. “Estamos introduzindo instrumentos de medição muito sensíveis e instalado em algo muito especial”, destacou a professora.

O documentário é uma produção da BBC e NatGeo e foi filmado na Torre ATTO, no Amazonas, no final de 2017 e estreou na Netflix em fevereiro de 2019.

Sobre a Professora

Rosa Maria Nascimento dos Santos possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Entre maio de 2005 e julho de 2006 realizou pesquisa em nível de pós-doutorado no programa de pós-graduação em Meteorologia Agrícola, Depto. de Engenharia Agrícola, na Universidade Federal de Viçosa. E entre 2007 e 2008, trabalhou como coordenadora de projeto DCR, no INPA/LBA. Atualmente é professora do Curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e desenvolve projetos de pesquisa em parceria com o INPA, UFAM, INPE, CTA, dentre outros. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia e Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Camada Limite Atmosférica (parte experimental e modelagem), interação biosfera-atmosfera e modelagem de sistemas agroflorestais, e Clima.