Estudantes de engenharia representam UEA em competição Nacional

Baja UEA e Bodó Baja participam da 25ª Competição Baja SAE BRASIL, em São Paulo.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) representa o estado na 25ª Competição Baja SAE Brasil. Duas equipes, da Escola Superior de Tecnologia (EST) estão na disputa: Baja UEA e Bodó UEA. A competição começou nesta quarta-feira (20) e segue até sábado (24). Cerca de 1,7 mil estudantes de cursos de engenharia participam da competição, que será realizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Os universitários, organizados em 87 equipes inscritas, representam 84 instituições de ensino superior de 17 Estados do País, mais Distrito Federal. Os veículos Baja SAE são projetados e construídos pelos próprios estudantes nas universidades, sob orientação de professores.

Cada projeto é avaliado por juízes, engenheiros especializados da indústria automotiva, em provas estáticas e dinâmicas, como aceleração, manobrabilidade, velocidade máxima, tração e enduro de resistência. Além de projetar e construir os carros cabe aos alunos organizar e gerenciar as equipes responsáveis por todo o trabalho, que inclui a viabilidade econômica do carro.

A etapa nacional da Competição Baja SAE BRASIL qualificará três equipes, que se alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas representará o País na competição mundial, Baja SAE Rochester, que acontece de 6 a 9 de junho, no Rochester Institute of Technology, em Nova York (EUA).

Carros

Os Baja SAE BRASIL são monopostos de estrutura tubular em aço para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capazes de transportar pilotos com até 1,90m de altura, com peso de até 109 kg.

Histórico

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, e passou para o endereço atual – São José dos Campos – em 2016.

EditalEdital