UEA reinaugura Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa

Com o intuito de potencializar o empreendedorismo digital aos professores e alunos do Núcleo de Computação (NUCOMP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa (Ludus) será reinaugurado às 15h da próxima segunda-feira (11). O espaço está localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST), na Av. Darcy Vargas, 1200, Parque 10.

O objetivo do espaço é ajudar, por meio de mentoria, professores e alunos a criarem startups. Com o foco inicial em startups de jogos, hoje o laboratório atua também em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, publicação de artigos científicos, criação de startups de aplicativos e incentivo a criação do Polo Digital de Manaus. “As áreas de pesquisa e atuação são: jogos eletrônicos, desenvolvimento web e mobile, métodos ágeis em Engenharia de Software, Interação Homem-Computador, Internet das Coisas e Inteligência Artificial”, explicou o professor e coordenador do espaço, Jucimar Maia.

O Laboratório possui as mais modernas instalações: computadores Apple, Óculos de Realidade Virtual de última geração, Câmeras para Testes de Usabilidade, Kits de Eletrônica para Internet das Coisas e notebooks preparados para desenvolver e funcionar sistemas de Inteligência Artificial. Dentro de alguns meses, o espaço terá um servidor para rodar/desenvolvedor soluções em inteligência artificial.

“O laboratório também conta com o mais importante: professores e alunos compromissados. O LUDUS é o laboratório de inovação da EST. Nós criamos novos produtos e serviços. Desde 2014, ele vem formando alunos que vão trabalhar no mercado nacional e internacional, vão para mestrado e doutorado. É um dos laboratórios que mais trás recursos e visibilidade na mídia para a Universidade em pesquisa, ensino e extensão”, destacou Jucimar. Para 2019, o professor explica que o laboratório iniciará um projeto para engajar alunos a desenvolverem sistemas.

O laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Durante o período, os professores orientam os alunos em atividades de desenvolvimento e pesquisa.

EditalEdital